29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
10/05/2019

De mulher sofrida a artista empoderada, por que Frida Kahlo é um ícone feminista?

Foto: Reprodução

Sessenta e cinco anos após morte da pintora mexicana, seu rosto estampa objetos e é usado por coletivos feministas

Mexicana, pintora, comunista e bissexual, Frida Kahlo teve sua vida retratada em livros, peças de teatro e filmes — além das ínumeras exposições de sua obra. Morta em 1954, aos 47 anos, ela se tornou símbolo do feminismo , inclusive no Brasil. Seu rosto estampa canecas, camisetas, cadernos e os mais diversos objetos — uma maneira de quem se identifica com a pintora expressar sua admiração. Mas como Frida, 65 anos após sua morte, se tornou um ícone feminista?


Para a mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, Janaina Andrade, a ressignificação da imagem da pintora no Brasil tem raízes nas manifestações de mulheres:


— Em 2015, já havia um movimento de questionar quem eram as mulheres que fugiram do padrão. Perceberam, então, que Frida Kahlo foi uma delas. Exposições de sua obra e a explosão das mídias digitais, em que sua imagem foi associada aos coletivos feministas, também foram importantes.

 

Veja também 

Polícia vai indiciar marido de modelo morta em acidente no litoral de São Paulo

 

Acredito que uma série de discussões, até mesmo no ambiente acadêmico, permitiram que a imagem da Frida fosse ressignificada — explica a pesquisadora, para quem, a partir das manifestações pró-aborto e contra o ex-presidente da câmara Eduardo Cunha há uma virada na narrativa sobre Frida: — Ela passa de uma mulher sofrida para empoderada, uma líder de artistas mulheres que vivia a sua sexualidade.

 

 

O caráter autobiográfico das obras de Frida Kahlo é um fator de identificação e aproximação com as demandas do feminismo contemporâneo, segundo Janaína.


— Uma das características dessa onda recente do feminismo é o relato pessoal expresso em campanhas como o "meu primeiro assédio" e o #metoo, por exemplo. Isso é uma coisa muito presente na obra da Frida. Por isso, acredito que a ressignificação da imagem dela tem a ver com os relatos autobiográficos.


As roupas masculinas, a "monocelha" e o buço de Frida Kahlo são marcantes em seu visual e refletem a personalidade da artista. Nas obras, a mexicana retratava a si mesmo e, embora sua estética se aproximasse do Surrealismo, negava ser surrealista. Ela afirmava que não pintava sonhos, mas sua realidade.


— A Frida teve uma vida muito fora dos padrões. Ela se pintava e se retratava nua, menstruando após um aborto. Havia ainda o corpo fora do padrão e a sexualidade. Apesar do relacionamento abusivo com Diego Rivera, ela vivia os seus amores. Esses temas são tabus ainda hoje. — afirma a pesquisadora.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Para Janaina, feministas veem em Frida Kahlo uma imagem de liberdade:

 

Fotos: Reprodução


— Quando a Frida é apropriada pelos coletivos feministas, eles a estão vinculando a um símbolo de força, de liberdade feminina e de ruptura com o corpo e a imagem fora do padrão. Ela não é só uma personagem, é autenticidade. Tem a ícone pop estampada nas canecas, mas a Frida dos coletivos feministas fala para quem se identifica com a história dela.


Frida Kahlo contraiu poliomelite aos 6 anos de idade. Aos 18, sofreu um acidente de bonde, que lhe obrigou a usar coletes ortopédicos, além de deixou com dores intensas para o resto da vida. Teve dois abortos espontâneos, viveu um relacionamento abusivo e conturbado com o também pintor Diego Rivera, que vivia relações extraconjugais, assim como ela. Frida foi redescoberta pelos movimentos feministas como símbolo de liberdade, como alguém que confrontou em seu modo de vida e em sua obra os padrões de gênero da época em que viveu.

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.