28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
10/10/2015

De norte a sul, assassinatos vão colocando Manaus na lista negra das cidades mais violentas. Seis vítimas em pleno dia de semana

Foto: Divulgação / Leitor

Vanessa Marinho Garcia, de apenas 15 anos, foi assassinada na rua na madrugada

Agora sob o comando experiente de um coronel que exerceu ao longo da carreira importantes missões operacionais, o cidadão amazonense se enche de esperança de que a Polícia Militar vá intensificar o policiamento nas ruas e realizar operações eficazes que possam conter e reduzir o alto índice de criminalidade que está imperando até aqui. 


Até então, de todos os cantos da cidade se ouve reclamações do cidadão por causa da ausência do policiamento, especialmente depois que o programa Ronda no Bairro foi abandonado em menos de dois anos de existência. E junto sua filosofia de policiamento de proximidade, feito em cada rua das comunidades, durante 24 horas, como anunciado por ocasião de sua instalação.


Enquanto o país inteiro fica estarrecido com os índices do Mapa da Violência de 2014, o mais completo estudo das estatísticas criminais dos estados, feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em que Manaus aparece como uma das que mais avançaram no ranking de cidades violentas, mais preocupado vai ficar o cidadão quando conhecer o nível de criminalidade deste ano. Foi-se o tempo em que a capital do Amazonas ficava de dois a três dias sem um único caso de assassinato. A média é de dois para cima nestes tempos.


Nos finais de semana em Manaus, dificilmente se tem menos de dez pessoas que perdem suas vidas assassinadas, em crimes praticados com requintes de crueldade, verdadeiras execuções em plena luz do dia e no meio da rua, não respeitando se ali há mulheres, crianças ou idosos. Os assassinos de aluguel não conhecem limite.


Quase sempre em dupla montada em motocicleta, disparam com facilidade contra a cabeça de suas vítimas e fogem, sem deixar vestígio. Para o cidadão comum, fica parecendo que Manaus é uma cidade sem lei. Se é impossível que o policiamento ostensivo, aquele que está nas ruas, impeça que alguém tire a vida do outro, não é aceitável que esses mesmos assassinos fujam do local do crime com tanta facilidade.


De quase 1.000 homicídios registrados em Manaus até agora, se houve a prisão de alguém em flagrante logo após cometer o crime, não se tem lembrança. Daí a enorme expectativa que é depositada nos ombros do coronel Marcos Frota, que já avisou que não fugirá desse combate e promete que a Polícia Militar vai dar uma resposta satisfatória para a sociedade na prevenção do crime. 

 

 

Manaus, uma cidade difícil para jovens


Nas últimas 24 horas, desde a tarde de quinta-feira (8), a capital amazonense já assistiu a seis assassinatos, e como sempre, a maioria de jovens.


Na ponta da faca


Como o de Mário Sérgio Soares, de 28 anos, morto esfaqueado na avenida Rodrigo Otávio, bairro Distrito Industrial I, Zona Sul, abrindo a série do pré-final de semana prolongado pelo feriado de segunda-feira. O crime teria sido cometido por um morador de rua.


Linchamento no Jorge Teixeira


Na noite, Marcelo Cristian Rodrigues Pereira, de 21 anos, foi assassinado com um tiro no olho. O crime aconteceu na rua Verbasco, comunidade Val Paraíso, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste. A vítima foi linchada pela população e já no chão um dos moradores do local deu tiro no rosto do rapaz.


Execução no restaurante


Por volta de 22h, enquanto fazia refeição em restaurante na rua Soldado de Brito, bairro São José 2, Zona Leste, o autônomo José Inácio Batista da Silva, de 23 anos, tombou morto com vários tiros disparados por dois homens que estavam em motocicleta de placa não identificada. Fugiram sem ser identificados.


Familiares da vítima afirmam que um policial que mora no bairro vinha ameaçando José por suposto roubo em sua residência. Ninguém da polícia confirma nem uma coisa nem outra. O certo é que há mais uma pessoa assassinada e que talvez alguém dê alguma resposta.


Tiros no rosto e pescoço


No conjunto Osvaldo Frota, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus, um homem conhecido apenas como “Cristian”, de idade entre 20 e 22 anos, foi encontrado morto por volta das 21h com marcas de tiros no rosto e no pescoço. Ele seria morador do bairro Riacho Doce, vizinho ao conjunto.


Garotas na madrugada


Nenhum criminoso escolhe hora, lugar, vítima para aumentar a alta taxa de mortes violentas que o Amazonas ostenta. Nesta madrugada de sexta-feira (9), fazendo sabe-se lá o que nas ruas da cidade, duas adolescentes, de 14 anos, começaram uma discussão, que evoluiu para uma briga, e acabou em assassinato. A vítima foi Vanessa Marinho Garcia, assassinada a facadas por sua rival na rua das Jaçanãs, comunidade Alfredo Nascimento, bairro Cidade de Deus, Zona Norte.


Emboscada no beco


O sol já vinha quase raiando quando Adriano Carvalho da Luz, de 24 anos, deu adeus à vida. Morreu com vários tiros, maioria contra a cabeça, no beco Olaria, rua Vicente Reis, bairro Crespo, Zona Sul. De acordo com vizinhos, ele foi vítima de dois homens em um beco próximo de sua casa.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.