25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
16/11/2015

Décima segunda edição do Fórum de Governadores da Amazônia será realizada em Belém

Foto: Divulgação

Governadores deverão traçar linhas de ação sobre diversos temas

Os governos dos Estados que compõem a Amazônia Legal vão se reunir nesta sexta-feira (20), em Belém, no 12º Fórum de Governadores da Amazônia. Durante os debates, além das equipes técnicas, os governadores deverão traçar linhas de ação sobre diversos temas, incluindo o enfrentamento de desafios comuns, como o enfrentamento da crise, o acordo de uma agenda voltada à infância e a definição de estratégia dos Estados da Amazônia para a COP-21.


Durante o evento, será proposta a pactuação da ‘Agenda Criança Amazônia’ com compromissos para a promoção, proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes amazônidas, num trabalho conjunto com a Unicef. Os pontos dessa agenda determinam políticas públicas específicas para melhorar os índices de desenvolvimento humano das crianças na Amazônia, assim como reduza índices de doenças, analfabetismo e taxa de mortalidade, entre outras.

 


Conferência do Clima


Outro item da pauta agendada para o encontro na capital paraense é a preparação dos Estados para a 21ª Conferência do Clima (COP-21), que será realizada em dezembro, com o intuito de constituir um acordo global para o clima.


Também terá atenção dos governadores, as iniciativas do Movimento Brasil Competitivo que propõe uma coalizão pela reforma do Estado, que permita construir uma pauta de consenso e um plano de trabalho conjunto entre os gestores estaduais para auxiliar a União a enfrentar e superar a atual crise que o país atravessa.


A união entre os governadores do Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins é exercício do protagonismo da Amazônia na promoção do desenvolvimento sustentável da região, que possui características únicas e diferentes do restante do país, o que exige soluções igualmente distintas no enfrentamento das dificuldades e no fomento da produção. Ao final do evento, será criada a Carta Belém, com as propostas e compromissos firmados entre os estados participantes. 

 

 

Fonte: Portal Amazônia

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.