19 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Segredos de Bastidores
20/09/2018

DENÚNCIA! Secretário de Educação de Amazonino é gravado em reunião prometendo reajustes para professores em período eleitoral. OUÇA ÁUDIO

Foto: Reprodução / internet

Lourenço Braga promete abono e pagamentos de reajustes em reunião política com servidores da SEDUC

O secretário de Educação do Amazonas, Lourenço Braga, foi gravado em reunião fazendo afirmações comprometedoras, que indicam um possível uso eleitoral da máquina pública e compra de votos, prometendo usar a verba do Fundeb que o Governo do Amazonas segurou em caixa até agora.

 

Se não for ilegal, é imoral.

 

Lourenço é homem de confiança de Amazonino Mendes e foi nomeado pelo amigo em 2001 como o primeiro reitor da UEA - Universidade do Estado do Amazonas.

 

No atual mandato do governador-tampão foi nomeado em 5 de dezembro de 2017 para comandar a SEDUC e ser o gestor de um orçamento de mais de 15 bilhões de reais no ano de 2018.

 

No áudio, gravado às escondidas por um leitor do PORTAL DO ZACARIAS que, indignado com o que estava presenciando, decidiu registrar e denunciar o possível crime eleitoral, Lourenço promete pagar o abono do Fundeb e a data-base a diretores de escola e professores.

 

Professores que se uniram em uma greve que durou duas semanas entre os meses de março e abril deste ano. Cansados de negociar com o governo sem sucesso, se viram obrigados a entrar em greve para obterem reajuste salarial, compensar as perdas e alguns benefícios que haviam sido cortados.

 

Amazonino vem sendo duramente criticado pelos professores por ter contingenciado mais de R$ 513 milhões, isso mesmo, mais de meio bilhão de reais da verba do Fundeb em 2018. Por lei o governante é obrigado a usar 60% do valor para o pagamento dos professores e dos profissionais da educacão.

 

O governo tem até o último dia do ano para utilizar esse recurso. Porém, nada justifica não repassar logo esse dinheiro aos professores.

 

Na verdade, para Amazonino, uma coisa justifica : o uso eleitoreiro da verba federal.

 

Veja o que disse o deputado Serafim Correa, em matéria publicada na terça-feira da semana passada: Consulta da Seduc ao TRE para dar abono é 'prática eleitoreira', afirma Serafim em discurso na Aleam

 

Leia agora a transcrição da gravação escondida feita durante a reunião política do secretário de Educação de Amazonino Mendes com o corpo de servidores da SEDUC. Na sequência, ouça o áudio da reunião. 

 

"Assumiu o compromisso de que vai cumprir a data-base no ano que vem. Absolutamente seguro de que em março haverá um novo reajustamento. houve um em março deste ano, um agora primeiro de setembro, em curso. Há um previsto e garantido para primeiro de janeiro. E em primeiro de março haverá um novo reajustamento do pessoal do (inaudível). Porque é assim que a gente faz tudo isso.

 

É assim que o Amazonino administra. 

 

E agora eu vou falar outra coisa que eu sei que vocês querem ouvir, que é a história do Fundeb. É mentira, que tenham pago a vocês sete mil reais de abono, é mentira. O governo interino pagou cinco mil e vinte e quatro reais de abono, por cada 20 horas  do professor.

 

E nós - Amazonino - pagamos a quarta parcela do abono e pagamos uma parcela em dezembro. E vamos pagar agora em setembro, se o Tribunal Regional Eleitoral nos permitir, vamos pagar cinco mil e quinhentos reais de abono, por uma carga de quarenta horas, a significar dois mil setecentos e cinquenta reais por vinte horas. Esses dois mil setecentos e cinquenta reais, que já estão garantidos, não tenham a menor dúvida disso. Se a gente não pagar em setembro, pagará em outubro, terminada a eleição, podem ficar seguros disso, esses dois mil setecentos e cinquenta reais somados ao que a gente já pagou importará cinco mil seiscentos e vinte reais de abono, contra os cinco mil que eles alardeiam ter sido sete.

 

É assim que a gente trabalha." 

 

ÁUDIO - LOURENÇO BRAGA 

 

 

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.