29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
25/07/2015

Denúncias chegam à Polícia Federal e Ministério Público enquanto povo nas ruas exige saída de Mariolino da Prefeitura de Santa Isabel do Rio Negro. VEJA VÍDEOS!

Foto: Marcos Pinheiro / Portal do Zacarias

Porta-voz da população de Santa Isabel, Edson Bastos e denúncias que fez em vários órgãos contra o prefeito

O ar fica a cada dia mais irrespirável para o prefeito do município de Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus), Mariolino Siqueira de Oliveira (PDT), ao mesmo tempo em que órgãos públicos apertam o cerco das investigações de vários crimes e irregularidades que estão sendo denunciadas pela população da cidade.

 

Enquanto o Portal do Zacarias recebia ontem (23) o cidadão Edson Batista para conhecer denúncias que estão sendo feitas em órgãos como Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ordem dos Advogados do Brasil, Tribunal de Contas do Estado e até ao Governo do Estado e outros, a população tomava as ruas em protesto que varou a noite para pedir a saída imediata de Mariolino Siqueira, sob pena de as manifestações na cidade descambarem para atos mais fortes. 

 

 

  Protesto começou de tarde e varou a noite nas ruas da cidade pela saída de Mariolino

(Fotos: Reprodução internet e divulgação / leitor


Confira nas imagens exclusivas do Portal do Zacarias o motivo das denúncias e da revolta da população contra o prefeito, que desde que foi reconduzido ao cargo no mês passado não vem conseguindo administrar diante do clima de revolta e insatisfação que domina a cidade, depois que ele tomou medidas que desagradaram até a seus aliados, principalmente com demissões em massa de funcionários da prefeitura. 

 

   Sobrou até para a Justiça Eleitoral, que autorizou

  retorno do prefeito mesmo com denúncias 

 

Desvio de verbas federais é a denúncia da vez
 

A principal denúncia agora é desvio de verbas federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), desde 2013, ainda no primeiro ano de mandato. 

 

 

Denúncias mostram vários extratos bancários comprovando que, desde julho de 2013, Mariolino faz transferências do Fundeb para conta pessoal, que somariam mais de R$ 75 mil. 

 

 

 Extratos bancários apontam a transferência de valores para conta pessoal do prefeito 


Mariolino voltou ao cargo por decisão do Tribunal Superior Eleitoral, mas a população insiste em vê-lo fora da prefeitura. Ele estava afastado desde março deste ano, depois que foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas por abuso de poder econômico e compra de votos. Sem contar que já tinha sido cassado antes, em dezembro de 2014. 


No começo do mês, a população do município já tinha ido às ruas protestar e ameaçar até tocar fogo em prédios da prefeitura. 

 

 No início do mês, Mariolino veio ao portal e prometeu apresentar documentos

que contrariariam as denúncias da população, mas nunca mais apareceu

(Arquivo / Portal do Zacarias) 

 

“Aqui só tem índio, então sai”, gritavam manifestantes ao prefeito 


O protesto de ontem em Santa Isabel do Rio Negro teve cenas ameaçadoras para o prefeito. Em uma delas, os manifestantes que portavam dezenas de cartazes e faixas, fazendo bastante barulho com apitos e buzinas de carros e motocicletas, pararam em frente à casa de Mariolino e gritavam: "Vem (para o prefeito) pra fora. Você diz que aqui só tem índio, então sai". 

 

Segurança pública abandonada, protestam estudantes
 

  No último dia 21, estudantes das escolas públicas já tinham ido às ruas reivindicar por segurança na cidade. “Aqui só tem dois policiais para uma cidade de 20 mil pessoas. Não tem condições”, disse um manifestante. O protesto se inflamou depois que um adolescente de 17 anos teve o olho perfurado por uma facada durante briga. 


De caras pintadas, os estudantes diziam; “As autoridades estão esperando acontecer algo mais drástico, como assassinatos, para tomar alguma providência”. A manifestação foi parar na porta da Justiça, onde o juiz da cidade teria prometido procurar o Governo do Estado para melhorar a segurança pública.

 

 

 Edson Batista fez denúncia de desvio de verbas em

vários órgãos públicos contra Mariolino

(Marcos Pinheiro / Portal do Zacarias) 


Confira reportagem mostrando denúncias contra o prefeito Mariolino Siqueira, imagens das manifestações na cidade e reprodução de pedido de providências feito a órgãos públicos: 


 

  

Veja também:

Revoltada, população de Santa Isabel vai às ruas e quer saída de prefeito. Veja vídeo do protesto

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.