29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
23/02/2018

Desalentado, subutilizado... Entenda a pesquisa de emprego do IBGE

Foto: Rafael Neddermeyer

Programa contrata pessoas de 14 a 24 anos de idade

O IBGE informou nesta sexta-feira que faltou trabalho para, em média, 26,5 milhões de brasileiros no ano passado. O número é maior do que o contingente de desempregados, que ficou na média de 13,2 milhões no ano passado, porque inclui não só as pessoas que procuraram vaga e não conseguiram, mas também outros grupos, como os desalentados, que desistiram de buscar uma oportunidade porque acham que não vão encontrar. Entenda abaixo o que significa cada um dos termos usados na pesquisa.


Veja também

Prévia da inflação fica em 0,38%, segunda menor taxa para fevereiro desde o Real


Desocupado


É o que se chama popularmente de desempregado: a pessoa que procurou uma vaga na semana em que foi questionada pelo IBGE, mas não encontrou. São, por exemplo, aqueles que procuram oportunidades em filas de bancos de vagas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Subocupado por infuciência de horas trabalhadas


Pessoa que tem algum tipo de ocupação, mas gostaria de trabalhar mais que 40 horas por semana. Um motorista de Uber ou profissional freelancer pode se enquadrar nessa categoria, caso responda à pesquisa que tem vontade de trabalhar mais horas, em um emprego de carteira assinada, por exemplo.

 

Vale lembrar que, caso a pessoa esteja satisfeita com o número de horas trabalhadas, não pertence a esta categoria.


Força de trabalho potencial


Grupo de pessoas que não está empregada, mas poderia trabalhar. Nesse caso, o entrevistado até tomou alguma providência para conseguir vaga, mas não podia trabalhar, na semana em que foi procurado pelo IBGE, por vários motivos, como problemas de saúde ou necessidade de cuidar de crianças ou idosos.


Desalentado


É o trabalhador que nem procurou vaga na semana, porque não achou que conseguiria. Inclui quem se acha muito jovem, muito idoso, pouco experiente ou acredita que não encontrará oportunidade.

 

O número de desalentados é influenciado por vários fatores, até por notícias relacionadas à crise. Parte das pessoas que tem contato com informações sobre aumento de número de desempregados simplesmente desiste de procurar. Esse grupo faz parte da força de trabalho potencial.

 

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.