28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
26/11/2015

Descubra cinco fatores que colaboram para o surgimento das estrias

Foto: iStock

Hábitos alimentares, tabagismo e até a desidratação são considerados fatores de risco para o problema

Muito se fala sobre os métodos de eliminar as indesejadas estrias, mas, afinal, o que causa o aparecimento delas? Ao contrário do que algumas mulheres imaginam, não é apenas o esticar da pele que promove o surgimento dos risquinhos, e detalhes como a alimentação e estilo de vida podem ser determinantes para o problema. Descubra os maiores vilões e saiba como prevenir as marcas de maneira eficaz.

 

As estrias nada mais são do que o ROMPIMENTO DAS FIBRAS ELÁSTICAS QUE SUSTENTAM A CAMADA INTERMEDIÁRIA DA SUA PELE, que é formada por colágeno e elastina. As lesões podem ser avermelhadas ou brancas, e a diferença está apenas no tempo.

 

“AS VERMELHAS OU ROSADAS SÃO AS RECENTES e as brancas ou nacaradas são as antigas, mais difíceis de eliminar”, explica a dermatologista CARLA BORTOLOTO, especializada em dermatologia clínica e cirúrgica.

 

Efeito Sanfona

 

 

O engordar e emagrecer é uma das maiores causas para o aparecimento dos riscos, portanto, tentar manter o peso é uma das estratégias mais eficientes. “O EFEITO SANFONA DESENCADEIA O ESTIRAMENTO DAS FIBRAS ELÁSTICAS DE MANEIRA RÁPIDA, CAUSANDO A SUA FORMAÇÃO. Por esse motivo, o aumento de peso em pouco tempo ou o crescimento rápido são considerados fatores causais”, revela.

 

Tabagismo e Álcool

 

Fumar e consumir altas doses de álcool também podem prejudicar muito a pele, e são hábitos que precisam ser evitados. “TODOS OS EFEITOS OXIDANTES, COMO TABAGISMO, ALCOOLISMO E EXPOSIÇÃO AO SOL GERAM UM DANO NOCIVO PARA CÉLULAS de todos os órgãos, inclusive para os da pele. Por esse motivo, clinicamente, ela pode demonstrar flacidez, estrias, aumento de peso, oleosidade aumentada, rugas e outros sinais”, alerta.

 

Frituras e Alimentos Ricos em Açúcar

 

Fotos: iStock

 

Não consegue resistir àquela sobremesa calórica após as refeições? Cuidado, esse pode ser o motivo pelo qual as estrias não param de surgir. “O FATOR ALIMENTAR POTENCIALIZA O EFEITO OXIDANTE DIRETAMENTE NA CÉLULA GORDUROSA. Além desse fator, esses alimentos em excesso podem estimular diversos hormônios que levam a uma lipodistrofia, que seria o aumento de peso, surgimento de estrias, flacidez e celulite”, conta.

 

Fatores Hormonais

 

Os seus hormônios são outros responsáveis pelo problema, especialmente em algumas fases da vida em que eles se desequilibram com maior facilidade. “Eles apresentam um papel importante nas estrias. Estão presentes em alguns momentos da vida da mulher como desencadeadores e os exemplos mais consideráveis são A PUBERDADE, QUE É A FASE DA ADOLESCÊNCIA NA PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO DA MENINA, E A GESTAÇÃO, UM MOMENTO DE DESCARGA HORMONAL ABSURDA”, fala a especialista.

 

Não Beber Água

 

Consumir a quantidade correta de água, em torno de dois litros diários, é muito importante para a beleza da pele de uma maneira geral, e quem não mantém esse hábito está mais propenso a ter estrias: “A FALTA DE HIDRATAÇÃO DA PELE É UM IMPORTANTE FATOR DE RISCO, porque essa desidratação aumenta a perda de água para o meio ambiente, facilitando uma diminuição das fibras elásticas que desencadeia o transtorno”.

 

Fonte: Daqui Dali

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.