20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
24/06/2017

Deslizamento de montanha soterra 141 pessoas na China.VEJA VÍDEO

Foto: China Daily / via Reuters

Montanha ruiu e atingiu mais de 40 casas na província de Sichuan.

Um deslizamento de terra ocorrido neste sábado (24), na província de Sichuan, no sudoeste da China, provocou o desabamento de dezenas de casas e matou ao menos cinco pessoas, de acordo com autoridades citadas pela agência France Presse. O número de desaparecidos está estimado em 120.


A agência estatal "Xinhua" divulgou inicialmente que haviam 141 pessoas soterradas, mas o número foi reduzido em seguida. As autoridades do condado de Maoxian comunicaram que o deslizamento aconteceu depois que a parte alta de uma montanha caiu sobre a aldeia de Xinmo, por volta das 6h (hora local).

 

Veja também 

Sobe para 79 número de mortos ou desaparecidos em incêndio de Londres

Pelo menos 46 casas ficaram soterradas, enquanto dois quilômetros do curso de um rio e 1.600 metros de uma estrada ficaram interditados pelas rochas. Segundo o porta-voz do governo de Sichuan, Tang Limin, uma equipe de resgate com mais de 300 pessoas seguiu para o local com retroescavadeiras.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Imagens divulgadas pela televisão oficial "CCTV" mostram diversos soldados levantando pesadas pedras e a várias retroescavadeiras trabalhando na região onde estavam as pessoas que ficaram soterradas.


Um casal e seu bebê de um mês foram socorridos e levados para um hospital, informaram as autoridades da cidade vizinha de Maoxian. Outro sobrevivente foi localizado e as equipes de resgate trabalhavam para liberá-lo dos escombros.

 

Equipes de emergência trabalham no local de deslizamento de terra na

vila de Xinmo, condado de Maoxian, na província de Sichuan

(Foto: Qinghai / Xinhua / via AP Photo)


Nesta época do ano, são frequentes as chuvas torrenciais na China e é comum que aconteçam inundações, deslizamentos e outras catástrofes provocadas pelos fenômenos climáticos. As operações de resgate devem ser complicadas, já que a chuva não deve parar nas próximas horas, de acordo com a meteorologia.

 

Toneladas de rochas


A situação é ainda mais difícil porque as vítimas estão sepultadas sob "várias dezenas de toneladas de rochas", de acordo com o capitão Chen Tiebo, da Polícia Militar do município autônomo tibetano de Aba, região da tragédia. A Xinhua informou o desmoronamento de "parte da montanha" tibetana adjacente no município de Aba.


O capitão afirmou que as chuvas dos últimos dias provocaram o deslizamento em parte da montanha. "Estamos em uma zona sísmica, não há muita vegetação", explicou Chen à France Presse. As árvores podem contribuir para absorver o excesso de chuva e evitar os deslizamentos.


"Este é o deslizamento de terra mais importante na região desde o terremoto de Wenchuan", disse Wang Yongbo, coordenador local dos resgates.

O presidente chinês Xi Jinping ordenou a "mobilização de todos os esforços possíveis para reduzir o número de mortos e feridos", de acordo com uma declaração divulgada pela CCTV.

 

Veja vídeo

  

Deslizamento de terra na China deixa mais de 140 desaparecidos

G1

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.