29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
12/11/2018

Dezenas de gatos mumificados são encontrados em tumbas de 6 mil anos, no Egito. VEJA

Foto: Reprodução

Arqueólogos realizaram a descoberta no complexo de pirâmides de Sacara, no Egito

No Antigo Egito não eram apenas os humanos que passavam pelo processo de mumificação: arqueólogos encontraram dezenas de gatos embalsamados em sarcófagos com idade estimada de ao menos 6 mil anos.

 

As descobertas foram realizadas no sítio arqueológico de Sacara, onde há um complexo de pirâmides que fica próximo à cidade de Cairo, capital egípcia.

 

Também

Carol Portaluppi compartilha sábado de sol nas redes sociais. CONFIRA

 

Em comunicado divulgado pelo Ministério das Antiguidades do Egito, foram encontrados diferentes exemplares de gatos mumificados em ao menos três tumbas — durante a investigação da região, os pesquisadores localizaram sete sarcófagos que estavam com suas portas e fachadas intactas, indicando que seu interior permaneceu intocado durante milhares de anos.

 

Urna com escaravelhos (Foto: Divulgação/ Ministério das Antiguidades)


Além das múmias, os arqueólogos também localizaram 100 estátuas de madeira que homenageavam os bichanos: no Antigo Egito, os gatos eram reverenciados como criaturas sagradas e viviam nas residências e nos templos egípcios.

 

A deusa Bastet, protetora das mulheres e ligada à fertilidade, era representada pelos sacerdotes como uma figura que tinha corpo humano e cabeça de gato.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 


Além dos gatos, os pesquisadores encontraram no interior das tumbas uma coleção de escaravelhos que também passaram pelo processo de conservação. Os insetos estavam depositados em pequenas urnas adornadas com desenhos e surpreenderam as autoridades locais: de acordo com Mostafa Waziri, diretor do Supremo Conselho de Antiguidades do Egito, essa é a primeira vez que exemplares de escaravelhos mumificados são localizados no complexo de pirâmides de Sacara.

 

Detalhe de gato mumificado encontrado no Egito (Foto:

Divulgação/ Ministério das Antiguidades)

 

No Antigo Egito, os escaravelhos eram utilizados como amuletos e relacionados ao movimento do sol: de acordo com a tradição religiosa, essas criaturas eram responsáveis por "trazer de volta o Sol" durante o amanhecer.


Para completar a homenagem aos animais que estavam no interior das tumbas, os arqueólogos localizaram estátuas de madeira que representavam um leão, uma vaca e um falcão. Pelo Twitter, o Ministério de Antiguidades do Egito divulgou detalhes das descobertas: 

 

 

Revista Galileu

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.