16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
22/11/2018

Dinossauros pescoçudos se originaram no Brasil. CONFIRA O QUE DIZ O ATLAS VIRTUAL DA PRÉ-HISTÓRIA

Foto: Reprodução

Espécie mais antiga de sauropodomorfo (dino com pescoço longo) foi encontrada no Rio Grande do Sul

Vários dinossauros tupiniquins já foram descobertos. O guia completo dos dinossauros do Brasil, de Luiz Eduardo Anelli, mostra 23 espécies de dinos identificadas até 2015.

 

O Atlas Virtual da Pré-História (AVPH) relaciona 25. E esses números acabaram de aumentar: cientistas descobriram que o dinossauro de pescoço longo mais antigo do mundo é brasileiro.


E bota antigo nisso

 

O Macrocollum itaquii, nome dado à nova espécie, data de 225 milhões de anos atrás. Para você ter ideia, o período Triássico, quando surgiram os primeiros dinossauros, começou há 250 milhões de anos. Outras espécies encontradas no país existiram entre 120 e 65 milhões de anos atrás.


Veja também

Adolf Hitler: a surpreendente história da amizade entre o líder nazista e a menina de origem judia Rosa Bernile Niernau

 


Mas não é só a idade que impressiona: essa é a primeira vez que se encontra esqueletos de dinossauros completos no Brasil. A nova espécie foi descrita a partir de três esqueletos fossilizados achados em Agudo, cidade do interior do Rio Grande do Sul, em 2013.

 

Mas só agora o resultado das investigações foi publicado, no periódico britânico Biology Letters. Participaram da pesquisa o paleontólogo Rodrigo Temp Müller e o professor Sérgio Dias da Silva, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o professor Max Cardoso Langer, da Universidade de São Paulo (USP).


Segundo os pesquisadores, O Macrocollum itaquii tinha cerca de 3,5 metros de comprimento — sendo 1 metro só de pescoço. Ele é um sauropodomorfo, grupo caracterizado pelo longo pescoço, postura quadrúpede e herbivoria.

 

 

 

Seu tamanho pode parecer pequeno, comparando com os brontossauros (na verdade, apatosaurus) que chegavam a 30 metros de comprimento. Mas há uma razão: acredita-se que a nova espécie, por ser muito antiga, faz parte das primeiras espécies de dinossauros com o pescoço longo. E os cientistas afirmam que ele é o mais antigo entre todos já descobertos.


Isso desencadeia várias conclusões: por ser herbívoro, o pescoço longo pode ter permitido que esses animais alcançassem a vegetação mais alta.

 

Espécie mais antiga de sauropodomorfo (dino com pescoço longo)

foi encontrada no Rio Grande do Sul (Fotos: Reprodução)

 

Para os pesquisadores, essa capacidade foi uma das causas da sobrevivência dos sauropodomorfos durante a Era Mesozoica. E isso evoluiu: durante um intervalo de oito milhões de anos, a dieta herbívora foi aprimorada e os sauropodomorfos cresceram exponencialmente, com o pescoço se tornando, proporcionalmente, até duas vezes mais longo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Ser pescoçudo, aliás, foi o que originou o nome científico do animal: Macrocollum é uma junção de “makrôs”, que do grego significa “grande” e “collum”, que do latim é “pescoço”. Já itaquii é um homenagem: José Jerundino Machado Itaqui foi um dos principais responsáveis pela criação do Centro de Apoio a Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (CAPPA/UFSM), lugar onde os fósseis ficarão guardados.

 

Super Interessante

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.