25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
21/10/2016

Divulgado novo balanço do zika vírus em Manaus

Foto: Divulgação / Semcom

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, voltou a recomendar que a população mantenha diariamente as medidas de combate ao Aedes aegypti

O novo Informe Epidemiológico, emitido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na última quarta-feira, dia 19,mostra que desde o final do ano passado até o momento, foram notificados 5.929 casos suspeitos de zika vírus, sendo 4.147 confirmados e 1.751 descartados.


Trinta e um ainda aguardam o fim da investigação epidemiológica, para confirmação ou descarte. Os casos registrados em grávidas somam 1.187, sendo 459 confirmados,712 descartados e 16 em investigação.

 

Veja Também!

Índia: médicos encontram 80 larvas dentro de ouvido de criança


Ainda de acordo com o Informe, foram notificados 29 casos suspeitos de microcefalia em recém-nascidos, com 12 confirmações e, destas, apenas duas com relação confirmada com o zika vírus. Outras 11 suspeitas foram descartadas após exames e seis permanecem em investigação.


O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, voltou a recomendar que a população mantenha diariamente as medidas de combate ao Aedes aegypti, transmissor do zika vírus e também da dengue e da febre chikungunya.


De acordo com Homero, as ações de combate ao vetor continuam a ser realizadas em todos os distritos da capital. A Visa Manaus realizou até agora 1.745 inspeções em locais de alto risco para a proliferação do mosquito e efetuou 112 autuações a proprietários de terrenos e edificações.


Outro recurso, utilizado pela Semsa para o monitoramento dos riscos de proliferação do Aedes, o serviço de Disque Saúde (0800 280 8 280) recebeu 5.342 denúncias sobre focos do mosquito, sendo que 5.254 já foram atendidas, com vistorias.


Também foram capacitadas 9.756 pessoas, distribuídas em 2.144 Brigadas de Combate ao Aedes que atuam em repartições públicas e privadas,realizando a vistoria baseada em uma checklist que verifica possíveis criadouros, eliminando a água parada nesses espaços, semanalmente. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.