18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Carnaval 2020
16/03/2019

Dos campos para a avenida: 'escolas de times' fazem sucesso no carnaval do Rio

Foto: Divulgação / Luis Miguel Ferreira

Escola homenageou o Botafogo e teve como destaque do samba o jogador Túlio Maravilha

 Pela primeira vez, escolas ligadas a torcidas de futebol desfilam no carnaval do Rio. Em uma estreia de sucesso no Grupo D, a Botafogo Samba Clube ficou em segundo lugar e garantiu a vaga no Grupo C em 2020. Criada pela torcida alvinegra, a escola substituiu a Tupy de Brás de Pina, fundada em 1948. Na série E, a torcida flamenguista foi representada pela Imperadores Rubro-Negros, fundada em 2018. A escola estreante que chegou em terceiro lugar, com a participação de Dudu Nobre, Sandra de Sá e MC Bochecha, sobe para o Grupo D no próximo ano.

 

A agremiação botafoguense fez um tributo a Túlio Maravilha, jogador que fez parte da conquista do título brasileiro de 1995. Além de Túlio, Gonçalves, ex-zagueiro do time e também campeão, desfilou na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, na Zona Norte do Rio, onde se apresentam os grupos B, C, D e E.

 

Veja também 

'Vitória Régia' fica em quarto lugar apesar do dinheirão gasto com o desfile

 

Botafogo Samba Clube desfila pela primeira vez e sobre do

Grupo C (Foto: Divulgação / Luis Miguel Ferreira)


— Nesta estreia, a escola trouxe um enredo com relação e identificação direta com o Botafogo e seus torcedores. Nada melhor do que fazer uma bela homenagem a um grande ídolo do clube — comenta Tom Santos, carnavalesco da escola Botafogo Samba Clube.

 

Com samba enredo “Túlio, O Glorioso”, a escola celebrou outros nomes como Mané Garrincha e Nilton Santos. Para o presidente administrativo, Sandro Lima, o sucesso foi uma surpresa muito grata.

 

— Embora estivéssemos na torcida, estávamos concorrendo com escolas que estão há muito mais tempo nessa atividade. Nós viemos com muito gás para oxigenar o carnaval — declara Sandro.

 

Maurício Gomes de Mattos, vice-presidente de Embaixadas do

Flamengo , ao lado da esposa Ludmila e casal de mestre e

sala e porta-bandeiras da Imperadores Rubro-Negros


O samba rubro-negro, de autoria de Dudu Nobre, André Diniz, Marcelo Valença, Evandro Bocão, Hudson Luiz, Zé Gloria e Carlinhos Ousadia, enaltece a paixão pelo futebol e samba. A letra, convoca os torcedores para abraçarem a escola e celebra a criação da escola nos versos "Enfim nasceu, com a alegria que levanta a arquibancada, a emoção que não se explica, nem se iguala".

 

Fundada por um grupo de amigos torcedores, a Imperadores Rubro-Negros nasceu graças ao desejo de sete flamenguistas, que queriam ver desfilar uma escola de samba cujas cores fossem o vermelho e o preto.

 

— Nos sentimos lisonjeados com essa homenagem. É uma alegria para a torcida e fortifica a marca do clube. Cabe a nós, rubro-negros, estarmos à disposição das causas rubro-negras — diz Maurício Gomes de Mattos, vice-presidente de Embaixadas do Clube de Regatas do Flamengo.

 

As escolas não possuem ligação financeira com os clubes. O apoio institucional vem em resposta à honraria de levar o nome dos times.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

A mistura de samba, carnaval e futebol é tradição em São Paulo. Escolas como Mancha Verde e Gaviões da Fiel que reverenciam, o Palmeiras e Corinthians, respectivamente desfilam desde a década de 1980 na capital paulista.

 

Carro alegórico da Imperadores Rubro-Negros desfila na Estrada

Intendente Magalhães (Fotos: Reprodução / Redes sociais)


As agremiações ambicionam seguir no carnaval e disputar o título na Marquês de Sapucaí.

 

— Nosso projeto é dentro de cinco anos estar na Marquês de Sapucaí. É um projeto ambicioso, porque demanda muita estrutura, mas vamos nos dedicar para isso — afirma Serginho Aguiar, que é compositor do samba vencedor da Beija-Flor de 2019 e presidente da Imperadores Rubro-Negros.

 

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.