18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
23/02/2019

Durante cúpula no Vaticano, cardeal afirma que Igreja Católica destruiu arquivos sobre abusos

Foto: Reuters

Reinhard Marx, presidente da Conferência Episcopal Alemã, afirmou que parte da responsabilidade pelos crimes se deve à administração católica

O cardeal alemão Reinhard Marx reconheceu que a Igreja católica destruiu arquivos sobre os autores de abusos sexuais. A afirmação foi feita durante uma reunião histórica no Vaticano sobre a luta contra a pedofilia.


— Os arquivos que poderiam documentar estes atos terríveis e indicar o nome dos responsáveis foram destruídos ou inclusive não chegaram a ser criados— afirmou o presidente da Conferência Episcopal Alemã — O abuso sexual de crianças e jovens se deve, em uma parte não insignificante, ao abuso de poder da administração.


Veja também

Contra passagem de ajuda, Venezuela reforça bloqueio da fronteira com o Brasil


Participam da reunião chega de 114 presidentes de conferências episcopais de todo o mundo. Os religiosos foram convocados a falar sobre o encobertamento dos casos de abuso por parte da Igreja.


— No lugar de castigar os culpados, as vítimas é que foram repreendidas e silenciadas — lamentou — Os procedimentos e trâmites fixados para perseguir esses delitos foram deliberadamente ignorados, e inclusive apagados e anulados. De fato, os direitos das vítimas foram pisoteados e deixados ao livre arbítrio de indivíduos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


O cardeal alemão, conhecido por suas posições progressistas, criticou que o "segredo pontifício" seja aoresentado como uma justificativa pela Igreja e pior ainda em casos como dos abusos sexuais perpetrados por padres.

 

O cardeal pediu maior transparência sobre os julgamentos que a Igreja faz e exigiu que o número de casos examinados pelos tribunais eclesiásticos, e detalhes sobre eles, sejam divulgados.

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.