25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
23/07/2015

Em 50 dias, PC prende quadrilha do roubo a banco no Iranduba

Foto: Divulgação / PC

A quadrilha sequestrou e manteve o gerente do banco e manteve familiares como reféns enquanto roubava

A Polícia Civil do Amazonas, com apoio do Departamento de Inteligência Policial do Estado do Ceará, prendeu Pedro Gomes da Silva Filho, de 54 anos, conhecido como “Pedro das Vacas”; Rosivaldo Ferreira Barros, de 36, o “Magrelo”; Iran Santana da Silva, de 40; e Lerivelton Maia Silva, de 47 anos, como suspeitos de participação em roubo a uma agência bancária no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). O crime ocorreu na manhã do dia 29 de maio deste ano e a prisão foi nesta segunda (20).


O delegado de Roubos, Furtos e Defraudações, Adriano Félix, disse que a quadrilha foi capturada em cumprimento a mandados de prisão preventiva por roubo majorado, expedidos no último dia 13 de julho pelo juiz da 1ª Vara da Comarca de Iranduba.


Iran e Rosivaldo foram presos em Manaus, e Pedro, líder da quadrilha, e Lerivelton, no Ceará, nos municípios de Itaitinga e Quixadá, respectivamente.


 

A sistemática do crime

 

Félix disse que o grupo observou a rotina dos funcionários da agência durante duas semanas antes do crime, e na noite do dia 28 de maio sequestrou o gerente e o vigilante da agência bancária, no momento em que eles trafegavam pela rodovia Manoel Urbano (AM-70), que liga Manaus a Manacapuru (a 68 quilômetros da capital).


Em seguida eles foram à residência do gerente, no bairro Nova Cidade, em Manaus, onde fizeram seus familiares de reféns até a manhã do dia seguinte, quando aconteceu o roubo de R$ 375 mil. “A quadrilha levou o gerente e o vigilante ao banco, no carro do gerente, um modelo Idea, para fazer o saque do desse valor. Os demais indivíduos permaneceram na residência do bancário, ameaçando a família dele de morte caso alguns deles acionasse a polícia ou tentasse fugir”, informou o delegado.


Ainda relatando a história, Félix disse que a quadrilha chegou ao banco por volta das 9h, fizeram outros funcionários e clientes reféns, pegaram o dinheiro e fugiram no carro do gerente. Horas depois atearam fogo no veículo.

 

 

A quadrilha formada por Iran, Lerivelton, Pedro e Rosivaldo agiu com conhecimento do que estava fazendo

(Fotos: Divulgação / PC)

 

Divisão do roubo e fuga para o Ceará


Em seguida, a quadrilha dividiu o produto do roubo entre os participantes do crime. Lerivelton comprou uma Saveiro, de cor vermelha, no valor de R$ 58.900 mil, colocou o veículo em um caminhão-baú e seguiu em direção ao Ceará. O veículo foi apreendido e virá para Manaus.


Lerivelton é conhecido pela alta periculosidade, com passagem pela polícia por homicídio cometido no Estado de Roraima e roubos praticados no Nordeste. Já Pedro é considerado o maior assaltante da Região Nordeste, sendo procurado nos estados da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, além do Amazonas. “Ele cumpriu 13 anos de prisão por roubo a banco na Penitenciária Industrial do Cariri, em Juazeiro do Norte (CE), e estava em liberdade desde fevereiro de 2014”, disse o delegado Félix.


A quadrilha foi encaminhada à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.