28 de Marco de 2024 - Ano 10
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Educação
16/01/2017

Em apenas dois dias de atendimento, rede pública de ensino registra mais de 65 mil solicitações de matrícula para novos alunos via web e aplicativo

Foto: Divulgação

As solicitações de matrículas para novos alunos estão disponíveis até o dia 20 de janeiro

A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) divulgou balanço oficial do processo de matrículas da rede pública de ensino para novos alunos, que iniciou no último sábado (14). Somando o número de atendimentos registrados pelo site www.matriculas.am.gov.br e pelo aplicativo “Matrículas Amazonas”, até o dia 15 de janeiro, foram feitas 65.988 solicitações de matrícula, das quais 34.503 foram pelo site e 31.485 pelo aplicativo.

 

As solicitações de matrículas para novos alunos estão disponíveis até o dia 20 de janeiro em todas as etapas da educação básica: Ensino Infantil, Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano), Ensino Médio (do 1º ao 3º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

Para agilizar o atendimento via Internet, aplicativo ou de forma presencial, o pai ou responsável pelo estudante pode realizar o cadastro prévio do novo aluno. Basta informar o nome completo do aluno, da mãe (preferencialmente), a data de nascimento e demais dados pessoais e escolares do estudante.

 

A partir do cadastro, os pais ou responsáveis podem solicitar a reserva de vaga em uma escola estadual ou municipal e comparecer na escola em que reservou a vaga, em até três dias úteis, para confirmar a matrícula. Esse procedimento, segundo a coordenadora de Matrículas da SEDUC, Irlanda Araújo, é obrigatório.

 

“Depois de solicitar uma vaga pelo site ou aplicativo, os pais ou responsáveis precisam, obrigatoriamente, comparecer na escola em que conseguiu a reserva em até três dias úteis, levando a documentação do aluno, para só então confirmar a matrícula. É importante esclarecer que, caso não haja confirmação de matrícula neste período, a vaga estará novamente disponível no sistema”, explicou.

 

Atendimento presencial

 

O atendimento também pode ser feito de forma presencial, para quem tiver essa preferência, no horário das 8h às 17h, obedecendo ao seguinte cronograma:

 

Nesta segunda-feira, dia 16 de janeiro, o atendimento será destinado aos alunos da Educação Infantil; no dia 17, será para os alunos do Ensino Fundamental e EJA (1º ao 5º ano); no dia 18, para estudantes do Ensino Fundamental e EJA (6º ao 9º ano); e no dia 19, o atendimento será direcionado aos estudantes do Ensino Médio e EJA. O atendimento presencial será concluído no dia 20 de janeiro.

 

Conforme informações da gerência de Matrículas da SEDUC, a partir do dia 23 de janeiro, o atendimento estará disponível para todos aqueles que não conseguiram atendimento no período anteriormente definido, inclusive para os procedimentos de transferência.

 

As aulas para os alunos das escolas da rede estadual iniciam no dia 6 de fevereiro e para os alunos da rede municipal, no dia 3 de fevereiro.

 

Documentos necessários para a matrícula

 

No ato da matrícula, os pais ou responsáveis pelos estudantes deverão comparecer à escola em que obteve a vaga e apresentar os seguintes documentos: comprovante de escolaridade original – guia de transferência ou histórico escolar ou ainda a declaração de transferência com validade de 30 dias; certidão de nascimento (original e cópia); CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de idade, obrigatório para os alunos do ensino médio e para os alunos maiores de 18 anos de qualquer ensino; cópia do comprovante de residência (fatura de água, energia elétrica ou de telefone do último mês que anteceder a matrícula); cópia do cartão de vacinação; duas fotos 3×4 recentes; original e cópia do documento de identificação (com foto) do responsável pela matrícula.

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