24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
18/01/2017

Em apenas uma hora, três terremotos atingem região central da Itália

Foto: Reprodução/USGS

Tremores de magnitude acima de 5 graus abalaram região devastada no ano passado

Três terremotos atingiram, no intervalo de uma hora, a região central da Itália nesta quarta-feira. Primeiro, um forte tremor sacudiu a terra às 10h25. Cerca de cinco minutos depois, foi sentido um novo abalo de 3,2 graus — e, por fim, houve um novo terremoto forte e mais longo. O primeiro e o último tremor tiveram magnitude acima de 5 graus. A capital italiana, Roma, e as regiões atingidas por uma série de abalos sísmicos no ano passado sentiram os tremores. Não há relatos imediatos de danos ou lesões.

 

O Serviço Geológico dos EUA (USGS) afirmou que o terremoto teve seu epicentro localizado a 104 quilômetros de Roma e a apenas 7 quilômetros de Amatrice. A pequena cidade italiana foi brutalmente devastada por um poderoso terremoto em agosto do ano passado. A profundidade foi de 9 quilômetros.


Veja também 

Sobe para 97 o número de mortos em terremoto na Indonésia

 

Moradores relatam que os tremores foram fortes e longos. O episódio assusta mais um vez um país já traumatizado pelos terremotos de 2016.

 

— Todos estão fora de casa. Está muito frio e ventando. Isso é totalmente enervante. Nunca termina. Todos nós estamos tremendo — disse Lina Mercanti, do vilarejo de Ceselli, na Umbria, que fica a cerca de 80 quilômetros do epicentro do terremoto.

 

Segundo o "La Reppublica", as estradas da região foram fechadas para verificar se houve eventuais danos, e algumas linhas de trem também foram suspensas por enquanto. Em Roma, alguns museus e escolas foram esvaziados, como medida de segurança, e o metrô também teve seu serviço interrompido. A situação fica ainda mais difícil por conta da neve, que já vinha provocando deslizamentos.

 

No terremoto de agosto, quase 300 pessoas morreram e milhares de casas foram destruídas. Desde então, mais de 45 mil réplicas de tremores já foram registradas, incluindo um terremoto de magnitude 6,6 em outubro.

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.