19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
21/02/2017

Em parceria com a Faber-Castell, Seduc coordena formação para educadores da rede pública estadual do Amazonas

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, o encontro foi realizado com educadores de todos os níveis de ensino que atuam nos 61 municípios do Amazonas

Com o tema “Inovações que fazem sentido para a escola”, a Faber-Castell, em parceria com o Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), promove nesta semana uma ampla formação direcionada aos educadores que atuam na educação básica na capital e no interior do Estado. A ação faz parte do Programa Escolar, executado há 20 anos pela empresa e que se preocupa com a educação no País.

 

A formação de educadores é promovida pelo Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta da Seduc (Cepan), por meio de sua Gerência de Formação e teve início na última segunda-feira (20), sendo direcionada aos professores da rede pública estadual de ensino que atuam nos ensinos Fundamental I (1º ao 5º ano) e Fundamental II (6º ao 9º ano). Ontem de manhã, a formação aconteceu no auditório do Instituto de Educação do Amazonas (IEA) e à tarde, na Faculdade Martha Falcão.

 

Nesta terça-feira, o encontro foi realizado com educadores de todos os níveis de ensino que atuam nos 61 municípios do Amazonas. A formação foi transmitida via Centro de Mídias de Educação e foi conduzida pela assessora pedagógica da Faber-Castell, Lourdes Atié e pela gerente de Educação da empresa, Renata Pastori, que ministraram as oficinas práticas previstas no programa. Para os professores que atuam no Ensino Médio, a formação será realizada na tarde de hoje (21), no auditório da Faculdade Martha Falcão.

 

O objetivo da ação, segundo a diretora do Centro de Formação da Seduc, Kátia Menezes, é incentivar os educadores da rede pública estadual do Amazonas a ampliarem o universo de práticas pedagógicas em sala de aula, melhorando a qualidade da educação.

 

“Essa ação é muito importante, especialmente por estar sendo feita no início do ano letivo, para motivar os nossos educadores a desenvolverem a inovação em sala de aula, melhorando as práticas pedagógicas que serão aplicadas no ensino-aprendizagem dos nossos alunos”, explicou a diretora do Cepan, destacando que, somente na capital, mais de 700 educadores estarão participando da atividade.

 

Inovação e criatividade

 


As formações do Program Escolar, promovidas pela Faber-Castell, iniciaram

ontem (20). O encontro aconteceu no auditório do IE (Foto: Divulgação)

 

De acordo com a assessora pedagógica da Faber- Castell, Lourdes Atié, a formação é direcionada aos professores, gestores, coordenadores de educação e todos os que atuam na escola e tem como foco principal a criatividade.

 

“O nosso objetivo é discutir quais inovações fazem sentido para a escola, tendo como base a criatividade e o caminho é a experiência, despertando o protagonismo dos educadores na ação pedagógica. Os workshops realizados com os professores possibilitam uma parte prática, em que os educadores propõem soluções para determinados problemas dentro de sua realidade”, contou Lourdes.

 

Sobre a possibilidade de capacitar todos os professores do interior do Amazonas, a assessora agradeceu a oportunidade da parceria firmada. “Estamos muito felizes pela oportunidade desta parceria com o Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Educação, pois, pela primeira vez, estamos trabalhando com o Estado inteiro, abrangendo os educadores de todos os municípios”, acrescentou Lourdes Atié.

 

Para a gerente de Educação da Faber Castell, Renata Pastori, com a formação, os educadores têm muito a ganhar, possibilitando novas formas de atuação em sala de aula. “Existe uma sinergia muito interessante entre o que o Estado está fazendo em termos de educação e o que a Faber Castell está propondo, pois ambos estão mostrando a preocupação com a qualidade da educação que está sendo oferecida aos alunos.

 

O maior ganho para os professores do Amazonas é apresentar novas possibilidades de atuação em sala de aula, resgatando um pouco dessa “autoridade docente”, não no sentido de se impor ao aluno, mas de ter a capacidade de pensar diferente e executar um bom trabalho”, esclareceu a gerente de Educação.

 

Programa Escolar

 

O Programa Escolar, desenvolvida pela Faber-Castell tem o compromisso de ajudar a escola brasileira a ser mais competente naquilo que traduz sua identidade, ou seja, colaborar para que todos os alunos sejam capazes de aprender, qualquer que seja a escola. O caminho encontrado para esse compromisso institucional foi investir na formação de professores e demais profissionais da área de Educação que atuam na escola.

 

O programa consiste na disponibilização gratuita de um material temático voltado para professores da educação básica e na realização de workshops criativos e com educadores. O objetivo de todas essas ações é contribuir para o aperfeiçoamento profissional do educador, além de estimular atividades didáticas em sala de aula que tenham como essência a criatividade e a capacidade de pensar, sem perder de vista o compromisso com a aprendizagem de seus alunos.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.