28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
26/05/2015

Embaixadores europeus chegam nesta quarta-feira para comemorar Semana da Europa no Amazonas

Foto: Reprodução / Internet

Os embaixadores terão encontros de trabalho com dirigentes da Federação das Indústrias do Estado de Amazonas

Como parte das comemorações da Semana da Europa no Brasil, uma comitiva com embaixadores de vários países europeus realiza visita oficial ao Amazonas, entre esta quarta-feira (27 de maio) e domingo (31). Estão confirmados os embaixadores da Alemanha, Áustria, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, Hungria, Irlanda, Letônia, Países Baixos, Portugal, República Tcheca, Romênia e Suécia e a Chefe da Delegação da União Europeia (EU) no Brasil, embaixadora Ana Paula Zacarias, além de representantes da França e Reino Unido.

 

A delegação desembarca em Manaus no início da tarde desta quarta-feira. À noite, embaixadores assistirão à exibição de um dos filmes da programação cultural da Semana da Europa – “A Fita Branca”, no Teatro Gebes Medeiros e, na quinta-feira (28), às 9h, têm encontro com o governador do Estado, José Melo, e o vice-governador, Henrique Oliveira, na sede do Governo. Depois, almoçam com o prefeito de Manaus, Arthur Neto, para em seguida participar de um seminário na Universidade Federal de Amazonas (Ufam), com a presença da reitora Márcia Perales. A agenda do dia se encerra com visita ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

 

Dia 29 de maio, os embaixadores terão encontros de trabalho com dirigentes da Federação das Indústrias do Estado de Amazonas (Fieam), do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), com representantes da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Ufam, do Inpa e visitarão a Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

 

Promovido pela Delegação da União Europeia no Brasil e Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da EU (EUNIC Brasil), o evento chega a sua 11ª edição com o tema “Desenvolvimento e Cidadania”. Este ano, o projeto tem o ambicioso propósito de ganhar mais visibilidade em todo o país e, pela primeira vez, as atividades são realizadas em 10 capitais distribuídas em quase todo o território brasileiro, de Florianópolis a Manaus, passando por Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Natal, Aracaju e Belém. São mais de 20 eventos entre os dias 3 de maio e 30 de junho.

 

“A Semana da Europa é uma iniciativa agregadora que resulta do trabalho conjunto de todos os Estados Membros da União Europeia representados no Brasil. Concretizando da melhor forma o lema da UE – ‘Unidos na Diversidade’, podemos demonstrar a enorme riqueza e vivacidade da cultura europeia e, simultaneamente, construir uma importante plataforma de diálogo e parceria com a sociedade brasileira”, afirma a embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias. “Este é, sem dúvida, um momento de celebração, alegria, promoção de conhecimento mútuo e cooperação”, conclui.

 

Mostra de Cinema e Concerto 

 

O Dia da Europa é celebrado em 9 de maio, data da histórica Declaração de Robert Schuman de 1950, que deu início ao que é hoje a União Europeia. A programação da Semana no Europa no Amazonas inclui o Festival de Cinema, de 25 a 29 de maio, no Teatro Gebes Medeiros. A mostra é composta por 18 filmes de 18 países diferentes. O conjunto das obras também é diverso, abarcando desde o conflito entre árabes e judeus no filme alemão Kadish Para Um Amigo, passando pela contracultura estoniana em O Novo Mundo, até a chegada de africanos a Madri com o sonho de serem grandes jogadores de futebol no espanhol Diamantes Negros. Na seleção também há inéditos, como o esloveno Pai, e premiados como o austríaco A Fita Branca e o português Tabu”, explica a curadora Daniela Marinho.

 

O Concerto Clássico Europeu é um dos principais eventos da programação cultural da Semana da Europa no Brasil, a ser realizado no Teatro Amazonas no dia 29 de maio, às 21h. O concerto contará com a participação da Orquestra Amazonas Filarmônica, regida pelo Maestro Luiz Fernando Malheiro, e, como convidados europeus, a soprano italiana Angela Nisi e o tenor italiano Giusepe Tommaso. Os embaixadores também estarão presentes na exibição do filme “A Fita Branca”, có-produção alemã, austríaca, francesa e italiana, no dia 27 de maio. O filme é parte da programação do Festival de Cinema Europeu em Manaus que acontece entre 25 a 29 de maio no Teatro de Gebes Medeiros.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.