28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
10/01/2017

Enchente faz Defesa Civil colocar a região do Juruá em 'situação de alerta'

Foto: Divulgação / Defesa Civil AM

A Situação de Alerta é estágio que antecede a Situação de Emergência

A Defesa Civil do Amazonas emitiu “situação de alerta”, nesta terça-feira, 10, para os municípios localizados na calha do rio Juruá. As cidades estão em processo natural de enchente, mas a região ultrapassou a cota de alerta e apresenta um volume de chuvas acima da média para o período.

 

“Neste momento estamos orientando as prefeituras da calha do Juruá, quanto situação climatológica nessa região. As cidades devem ainda, apresentar o plano de contingência, que compreende o levantamento de pessoas que podem ser afetadas e possíveis danos, uma vez que o executivo municipal é o responsável pela primeira resposta ao desastre”, informou o secretário executivo do órgão, coronel Fernando Pires Junior.

 

A situação de alerta é estágio que antecede a situação de emergência, e foi emitido para os municípios de Guajará, Juruá, Eirunepé, Itamarati, Ipixuna, Envira, Cararuari.

 

Foto: Divulgação / Defesa Civil  

 

Cotas

 

Em Guajará, cidade referência para os demais municípios da calha do Juruá, a cota de alerta é de 12m10. Hoje o nível do rio registrou 12m31, ultrapassando 21 centímetros. A maior enchente registrada neste município foi em 2013, atingindo a máxima de 13,52m.

 

As previsões Meteorológicas para a região, conforme o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), apresentam chuvas acima do padrão climatológico para o período nesta calha.

 

Segundo o Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa), da Defesa Civil do Estado, devido às características físicas do rio naquela região, que apresenta leito estreito, o aumento de chuvas, pode, ocasionalmente provocar enxurradas bruscas. O Cemoa informa ainda que, no ciclo natural de enchente no Estado, a região do Juruá é sempre a primeira afetada. As demais calhas seguem dentro da normalidade.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.