19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
29/03/2019

Entenda a crise que se instaurou no MEC na gestão Vélez, com onda de demissões

Foto: Jorge William / Agência O Globo

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, no Senado Federal

Em meio à disputa de poder dentro do Ministério da Educação (MEC), pelo menos 14 pessoas do alto escalão já foram demitidas em menos de três meses de gestão. E essa crise emperra programas importantes da pasta, prejudicando o sistema educacional brasileiro.


Entre as demissões que mais geraram polêmica e acentuaram a crise, está a do dirigente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Marcus Vinicius Rodrigues. Ele chegou a dizer — após a exoneração, na noite do último dia 26 — que o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, é "gerencialmente incompetente" e "não tem controle emocional" para comandar o ministério.


Veja também

Crise: MEC tem programas parados e prejudica redes do ensino básico


O ex-chefe do Inep foi exonerado sob a alegação de que ele teria passado por cima do ministro. Vélez disse que não sabia da portaria que anulava a realização da prova que verificaria a alfabetização de crianças em outubro deste ano. Segundo o ministro, Marcus Vinicius Rodrigues "puxou o tapete" ao publicar a portaria no Diário Oficial da União. O dirigente exonerado, no entanto, assegurou que Vélez estava a par da decisão.


Marcus Vinicius Rodrigues é ligado à ala militar do governo, que trava atualmente uma queda de braço com seguidores do ideólogo de direita Olavo de Carvalho. As duas alas disputam poder dentro do MEC.

 

 

 

Fotos: Reprodução  / Extra


Alta instabilidade do 'número 2'


A ala militar "venceu" na indicação do novo número 2 do ministério: o tenente brigadeiro do ar Ricardo Machado Vieira, que já foi chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. Ele foi nomeado nesta sexta-feira, 29 de março.


Antes dele, algumas pessoas já passaram pelo posto. O primeiro a ocupar o cargo de secretário-executivo do MEC — que, na prática, é o número 2 na hierarquia da pasta — foi Luiz Antonio Tozi.


Oriundo do Centro Paula Souza, em São Paulo, Tozi pertencia ao grupo "técnico" do ministério e também era desafeto de Olavo de Carvalho, que pediu sua cabeça ao governo.


Daí em diante, a substituição se tornou um estorvo para o MEC. O ministro chegou a anunciar que Rubens Barreto da Silva, também da ala técnica, ocuparia o cargo, mas depois voltou atrás.


Iolene: indicada mas não nomeada


Em seguida, Vélez afirmou que Iolene Lima, então diretora de Formação do MEC e braço-direito da secretária de educação básica, Tânia Leme, assumiria a secretaria-executiva. Mais uma vez o plano não se concretizou e Iolene, também alinhada à área técnica, foi demitida.


No capítulo mais recente do vai e vem no MEC, proporcionado pela confusão sobre a portaria da avaliação da alfabetização, foi a vez de Tânia Leme e Marcus Vinicius Rodrigues deixarem seus cargos — na segunda, 25, e na terça, 26, respectivamente.


A então secretária de educação básica chegou a escrever uma carta de demissão, usando o argumento de que não havia sido comunicada sobre a exclusão da alfabetização do Saeb 2019.


Já o então presidente do Inep afirmou que a medida tinha sido um pedido do próprio secretário de alfabetização do MEC, Carlos Nadalim, contestando a versão do ministro de que o MEC havia sido pego de surpresa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Decisões polêmicas


Além das demissões, os primeiros três meses da gestão foram marcados por recuos e polêmicas, como o pedido para que as escolas filmassem os alunos cantando o hino e a decisão de adiar a avaliação da alfabetização.

 

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.