17 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
13/08/2017

Entenda os verdadeiros efeitos do álcool no organismo humano

Foto: Reprodução

Quando consumimos esse tipo de bebida, 33% do álcool são absorvidos pelo sangue através do revestimento do nosso estômago, logo de cara.

O My Science Academy divulgou algumas informações alarmantes sobre bebidas alcoólicas, feitas pelo médico psiquiatra Dr. Samuel Ball, e nós resolvemos compartilhar algumas dessas informações que podem ser úteis para quem quer parar de beber, assim como para quem está começando a conhecer o sedutor universo das bebidas alcoólicas.

 

Quando consumimos esse tipo de bebida, 33% do álcool são absorvidos pelo sangue através do revestimento do nosso estômago, logo de cara. O restante é absorvido de maneira mais lenta através do intestino delgado.

 

Assim que penetra na corrente sanguínea, o álcool consegue chegar a quase todos os tecidos do nosso corpo, afinal nossas membranas celulares são muito permeáveis.

 

Veja também 
 
Você sabia que esta 'fera' engole um homem? Fotos provam que é verdade. Veja!
 

Isso tudo não quer dizer, no entanto, que é proibido consumir bebida alcóolica. Quando não há algum tipo de restrição médica, o limite diário é de duas doses para homens e de uma dose para mulheres – mais do que isso já é sinal de que algo não vai bem.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Quando os homens consomem cinco ou mais doses por dia, e quando as mulheres consomem quatro doses ou mais, possivelmente estamos diante de um caso de compulsão, que pode facilmente se transformar em vício.

 

Perigo

 


No cérebro, o álcool é perigoso porque acaba ativando nossos sistemas que envolvem recompensa e controle. Quanto mais se consome o produto, mais o cérebro vai ficando dependente dele para produzir dopamina, que é uma substância que nos dá a sensação de bem-estar.

 

Além disso, regiões cerebrais ligadas à memória e à coordenação motora são comumente afetadas pelo álcool. Segundo o Dr. Ball, quando uma pessoa se vicia em álcool e consome a bebida diariamente e em doses acima do recomendado, seu corpo inteiro paga o preço.

 

Bebidas alcoólicas podem provocar doenças no esôfago, no estômago e no pâncreas – além, é claro, de prejudicar altamente o fígado, que é um órgão importantíssimo para o bom funcionamento do corpo.

 

Quando o fígado vai deixando de funcionar bem, começa a perder a capacidade de eliminar substâncias tóxicas, e isso acaba prejudicando o funcionamento de outros órgãos.

 

Em estágios avançados de consumo alcoólico, temos relatos de demência e delírio. Eventualmente, o abuso desse tipo de substância pode causar a morte.

 

Vale frisar que a ideia não é demonizar o consumo de bebidas alcoólicas, mas sim alertar para os perigos da ingestão excessiva desse tipo de produto que de inofensivo não tem nada.

 

Fotos: Reprodução 

 

Mega Curioso 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.