29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
31/08/2017

Entenda se possível alguém 'explodir' de tanto segurar as flatulências

Foto: Reprodução

Pois, antes de responder a essa questão tão existencial, primeiro precisamos entender como os humanos acumulam gases no organismo e como eles são liberados

Talvez você já tenha pensado se é realmente possível alguém explodir se segurar a flatulência por muito tempo, especialmente depois de você se contorcer de dor e ficar com um barrigão todo estufado por não conseguir soltar seus puns!

 

Pois, antes de responder a essa questão tão existencial, primeiro precisamos entender como os humanos acumulam gases no organismo e como eles são liberados. Que tal começar pelos arrotos?

 

Veja também

É verdade que trabalhar o dia todo sentado é tão ruim quanto o tabagismo?


Comendo ar


Como todo mundo sabe, quando nos alimentamos, engolimos não apenas comida com cada bocado, mas também pequenas quantidades de ar, especialmente quando comemos depressa demais.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

 

Além disso, ao beber substâncias gaseificadas, nós colocamos mais ar ainda para dentro do nosso corpo. Para se livrar do acúmulo, o ar presente no estômago é forçado para fora através da garganta e da boca — escapando por meio dos (às vezes inoportunos e sonoros) arrotos.


No caso das flatulências, que são as que realmente nos interessam para responder à pergunta que fizemos acima, a coisa é um pouco diferente, já que o ar não tem como escapar pelo mesmo caminho que as eructações — uma vez que ele se encontra preso no intestino e, portanto, deve sair pela outra extremidade do trato digestivo.


Liberando a pressão


De acordo com Katherine Neer, do site How Stuff Works, o nosso organismo produz pequenas quantidades de gás diariamente, independente do nosso consumo de alimentos que notoriamente causam flatulências, como é o caso dos produtos lácteos e das leguminosas (quem nunca sofreu depois de comer um prato ou dois de feijoada?).

 


O normal é que as paredes dos intestinos absorvam o gás produzido. No entanto, quando há um excesso e essas estruturas não dão conta de lidar com tanto flato, elas precisam encontrar uma forma de aliviar a pressão — soltando puns.

 

O problema acontece quando, por alguma razão, não conseguimos nos livrar dos gases, seja através de arrotos ou peidos, pois a pressão causada pelo acúmulo de gases, além de ser superdesconfortável, pode ser bastante dolorosa.


Mas, segundo Katherine, na total impossibilidade de soltar os gases, o que provavelmente ocorreria é que o estômago e os intestinos se encheriam como balões.

 

Fotos: Reprodução

 

E apesar de esse excesso de ar não ser suficiente para provocar a explosão propriamente dita de um ser humano, as paredes dos órgãos do sistema digestivo se distenderiam até sua capacidade máxima e acabariam se rompendo ou sendo perfuradas — quase certamente causando a morte do coitado segurando os flatos.

 

Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.