29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
08/08/2015

Entidade vai ao Ministério Público acusar discriminação de mestiços na Sejusc

Uma reunião na Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) na última quarta-feira (5), que pretendia debater questões aprovadas em conferência racial realizada em Manaus recentemente, acabou em bate-boca quando uma mulher, se dizendo índia, não aceitou sugestão de que mestiços e caboclos fossem incluídos no mesmo texto de proposta onde já estavam citados negros e comunidades tradicionais.


A mulher afirmou que "índio de vergonha na cara jamais será mestiço, porque mestiço não é raça. Mestiço não existe". A declaração criou enorme mal estar entres os participantes da reunião e revoltou integrantes de entidades como Movimento Nação Mestiça, Associação dos Caboclos e Ribeirinhos da Amazônia (ACRA) e outras que interagiam nos debates.


De acordo com a presidente do Nação Mestiça, Helderli Castro, o mestiço é reconhecido por lei como grupo étnico-racial pelos estados do Amazonas, Roraima e Paraíba, e por isso mesmo a entidade vai notificar o ocorrido na Sejusc e pedir providências do Ministério Público.

 

 

Saiba mais

19/07/2015 | 10:40
Mestiços e caboclos denunciam discriminação do governo e Sejusc

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.