25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
28/07/2017

Entorno do Centro Cultural dos Povos da Amazônia recebe plantio de mudas de árvores nativas

Foto: Reprodução

Cem mudas de espécies como seringueira, pau-brasil e andiroba serão plantadas no terreno do espaço cultural nas próximas semanas, numa iniciativa com participação dos funcionários do CCPA

Seringueiras, andirobas, paus-brasis e outras árvores de espécies nativas da flora amazônica e brasileira estão reconquistando seu espaço na área urbana de Manaus graças à plantação de mudas no entorno do Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA).

 

Trata-se de uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, que administra o espaço cultural no Distrito Industral, Zona Sul.


Veja também


Peixe-boi mais velho do mundo morre em acidente bizarro em cativeiro

 

A ação teve início na quarta-feira (26), com o plantio de mudas na área norte do local, ao lado da arena, e deverá seguir ao longo das próximas semanas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 


Ao todo, cem mudas deverão ser assentadas no terreno da antiga Bola da Suframa. As plantas são das espécies abieiro, arapari, andiroba, azeitona, macucu, pau-brasil, pau-pretinho e seringueira, oriundas de cultivos em locais como o Parque Senador Jefferson Péres e o Museu do Seringal Vila Paraíso, ambos mantidos pela Secretaria de Cultura.


“Com essa iniciativa queremos contribuir para a preservação de espécies nativas da Amazônia, algumas das quais são pouco utilizadas na arborização urbana e raramente vistas na cidade.

 

 

E começar essa ação pelo Centro Cultural dos Povos da Amazônia é algo simbólico, sendo ele um memorial em tributo às populações da Amazônia Continental, em suas identidades e suas culturas”, assinala o secretário de Cultura, Robério Braga.


O plantio de árvores será feito nas áreas livres de pavimentação do CCPA, exceto aquelas próximas a cisternas e poços d’água.

 

 

A ação terá a participação de funcionários do centro cultural, ao todo 80 pessoas, que deverão se revezar em grupos a cada dia para assentar as mudas no terreno do local, em buracos escavados e acrescidos de terra preta (adubo).

 

A seleção de mudas foi feita por Cleber Batista, diretor do Museu do Seringal.


Nazarene Maia, diretora do CCPA, aponta a evidente contribuição da iniciativa para o meio ambiente. “Essa é uma iniciativa pequena, mas é um começo.

 

 

Temos área livre para plantar árvores e vamos fazer isso. Se cada um der sua contribuição, quem sabe não conseguimos mais oxigênio para a cidade no futuro?”, espera ela.


Em prol do meio ambiente

 

Fotos: Wander Luis / Secretaria de Cultura do Amazonas

 

O plantio de mudas de espécies nativas no entorno do CCPA dá continuidade a uma ação iniciada em 2007, durante a realização do Amazonas Film Festival, quando cineastas e artistas nacionais e internacionais, convidados do evento, participaram de iniciativa ecológica que incluiu o plantio de diversos brotos de árvores no entorno do centro cultural do Distrito Industrial.


Na ocasião, foram plantadas 12 mudas de diversas espécies, das quais quatro se desenvolveram e hoje podem ser vistas no terreno do CCPA.

 

São elas uma seringueira, plantada pelos cineastas, o franco-neerlandês Jan Kounen e o britânico John Boorman; um jatobá, assentado pela bióloga e roteirista alemã, Judith Hausling; um pé de andiroba, plantado pelo pianista carioca Arthur Moreira Lima; e um pé de molongó, plantado pela atriz paraense Dira Paes.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.