25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
21/09/2018

Escola de Manaus estimula produção de textos em sala de aula usando fotografias como recurso pedagógico

Foto: Divulgação

O momento possibilitou que os estudantes, a partir das imagens, produzissem textos de gêneros dissertativo, narrativo e descritivo

O uso de fotografias na produção textual.

 

Esse foi o recurso pedagógico utilizado pelo professor Huanderson Lobo, da Escola Municipal Profª Rita de Cássia Cassiano da Silva, no Novo Israel, Zona Norte, para tornar a aula dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental mais atrativa, durante sua aula na quinta-feira, 20.

 

O momento possibilitou que os estudantes, a partir das imagens, produzissem textos de gêneros dissertativo, narrativo e descritivo, o que estimulou o desenvolvimento do raciocínio e criatividade dos alunos.


A atividade interdisciplinar teve a intenção de fazer com que os alunos compreendessem os aspectos históricos e metodológicos das fotos e, ao mesmo tempo, as usassem como recurso de aprendizagem. A ação será dividida em dois momentos. No primeiro, que aconteceu na quinta-feira, os alunos produziram textos a partir de fotos levadas por eles. No segundo, será feita uma exposição dos materiais produzidos em sala de aula.


Conforme o professor, a aula diferenciada foi motivada após a participação dele em uma formação de história, promovida pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em agosto deste ano.


Veja também

Programa de Residência Pedagógica é lançado pela Prefeitura e universidades parceiras

 

Segundo ele, a capacitação, promovida pela Prefeitura de Manaus, foi voltada para docentes do 4° e 5° anos do Ensino Fundamental com o objetivo de trabalhar métodos inovadores para desenvolver a prática pedagógica, bem como inserir assuntos relacionados à história e, ainda utilização de fotografias como recurso de aprendizagem em sala de aula.

 

Ação estimulou o desenvolvimento do raciocínio e criatividade dos alunos


O professor Huanderson destacou que a atividade abre um novo viés de ensino, por trazer elementos como a fotografia com a finalidade de fazer um resgate da história, em especial, a disciplina de Língua Portuguesa, trabalhada com a produção de textos.


“Trazer esses elementos para sala de aula, fugir do comum incentiva e estimula o gosto pela escrita dos alunos”, afirmou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Umas das alunas, Mikaele Ferreira Barbosa, 13, afirmou que escreveu um texto a partir do olhar que teve de uma foto tirada em 2006, data essa que tinha apenas um ano de idade. Para a estudante, é bem melhor aprender assim.


“Achei bem legal, porque sai daquele jeito tradicional de aprender, isso quer dizer, só escrever o que o professor coloca na lousa”, salientou.

 

A aula diferenciada foi motivada e promovida pela DDPM da Secretaria

Municipal de Educação (Fotos: Divulgação)


Outro aluno Guilherme Alves Ferreira, 9, disse que decidiu levar uma foto que retrata um momento em família de 2013. Segundo ele, a aula estimulou o gosto pela Língua Portuguesa.


“Olha, nem gosto tanto de português, mas dessa forma confesso que é bem mais legal de aprender a matéria”, observou.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.