28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
15/03/2018

Escola ribeirinha é a primeira a fazer parte do programa English for Kids

Foto: Lton Santos

A Escola Municipal São José I, na comunidade Nossa Senhora do Livramento, no Rio Negro, é a primeira unidade da zona Ribeirinha a receber o programa “English for Kids,” que ensinará inglês para alunos de 1º ao 5º ano da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

 

Ao todo, serão atendidos 58 alunos nos dois turnos.

 

Para a escola, que está localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, serão traçadas estratégias especiais, uma vez que a unidade atende alunos de diversas etnias como Tukano, Baré e Dessana, que, além do português, também possuem idiomas próprios.

 

Assunto relacionado

Presidentes das Associações representantes dos praças da Polícia Militar confirmam paralisação coletiva a partir das 19h de hoje. VEJA VÍDEO!

 

Até por isso, a coordenadora do projeto, Kátia Nogueira, considera que o trabalho desenvolvido nessa unidade vai apoiar a expansão do programa para outras escolas rurais.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

“Hoje, a Escola Municipal São José I, é um marco porque nós conseguimos chegar à zona ribeirinha, o que é um pontapé inicial para as outras escolas”.

 

 

A gestora Maria do Céu Oliveira conta que, após tomar conhecimento do projeto, entrou em contato com a coordenadora para saber sobre a possibilidade da participação da escola, recebendo resposta positiva.

 

Ela destaca que o início do projeto na escola chamou a atenção de outras comunidades próximas.

 

“Pra nós essa é uma iniciativa muito importante. Do 1º ao 5º ano eles não tem inglês e a possibilidade de estudar a língua os deixou muito empolgados. Algumas pessoas que moram em outras comunidades querem vir para nossa escola”.

 

Agora, a professora Ana Claudia Nascimento passa os dois turnos na escola atendendo os alunos do projeto. Para ela, apesar do desafio, já é possível notar o empenho dos alunos e da escola.

 

“As nossas crianças estão no mundo globalizado e essa é uma oportunidade delas adentrarem em outro universo, sem sair da comunidade deles.

 

Nós vamos adequar o projeto a nossa realidade, até porque trabalhamos com muitos alunos indígenas. Nossas crianças estão bem felizes e acredito que vai ser um sucesso”.

 

A aluna do 4º ano, Vitória Andreza da Silva, 9, já conhecia inclusive os nomes das cores em inglês e estava muito feliz pela oportunidade. “Eu acho que a aula vai ser muito legal e vou aprender muito”.

 

Fotos:Lton Santos

 

O programa

 

O projeto English for Kids existe desde 2013 e já atendeu a mais de dez mil alunos da rede.

 

Em 2017 foram aproximadamente de 3,2 mil alunos participantes de 12 escolas e em 2018 serão 25 escolas participantes do projeto, com representantes em todas as zonas da cidade e uma meta de atendimento de pelo menos quatro mil estudantes.

 

Kátia Nascimento explica o que os interessados devem fazer do programa.

 

“As escolas de 1º ao 5º ano que tiverem interesse em aderir ao projeto devem enviar um memorando para a secretaria e então buscamos um meio de viabilizar o trabalho”, finaliza. 

 

Semed

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.