19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
14/04/2019

Escolas municipais da zona rural iniciam ações pedagógicas para o Ibed 2019

Foto: Elton Santos / Semed

O encontro foi realizado na última sexta-feira, 12/4

Manaus já intensifica as ações pedagógicas na rede municipal para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019. A prefeitura já figura entre as dez melhores cidades do Brasil na qualidade do ensino básico e para garantir o avanço nesse sentido iniciou o trabalho de preparação com gestores e pedagogos de escolas públicas municipais da zona rural. O encontro foi realizado na última sexta-feira, 12/4, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), que fica na avenida Maceió, Parque 10, Zona Centro-Sul.

 

A meta estipulada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto é que Manaus alcance o 8º lugar. Atualmente, a capital ocupa a 9ª posição, com os índices de 5,8 e 4,7, para os anos iniciais e finais do ensino fundamental, o que representa um crescimento de 41% e 52%, respectivamente.

 

Veja também 

Governo Bolsonaro cria comissão para fazer análise ideológica de questões do Enem

 

“A educação sempre foi prioridade na nossa gestão, porque esse é o caminho para o desenvolvimento. Este ano, tenho muito orgulho em dizer que completaremos o nosso tripé da educação de qualidade, investindo pesado na infraestrutura das escolas, já tendo passado pelo fortalecimento das ações pedagógicas e pela valorização dos professores”, destacou o prefeito.

 

 

O objetivo da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é estabelecer metas para as avaliações da Prova Brasil, do Ministério da Educação (MEC), que este ano será em todo o país, assim como nas avaliações externas e internas realizadas pelas escolas e também na Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), promovendo a melhoria efetiva da qualidade de ensino nas escolas da Divisa Distrital Zonal (DDZ) Rural.

 

Para a diretora do Departamento de Gestão Educacional (Dege), Marcionília Bessa, a rede municipal de ensino oferece ações que preparam os professores para trabalhar o currículo da educação básica de acordo com as séries e oferecendo apoio aos estudantes e aos educadores, de uma forma que os alunos permaneçam mais tempo na escola, acabando com a evasão escolar.

 

Fotos: Elton Santos / Semed

 

“O que a secretaria procura é dar suporte aos professores, para que promovam aulas mais atrativas, despertando interesse nos alunos. Com isso, consequentemente, os resultados aparecem. Esperamos que nossos estudantes levem essa aprendizagem para a vida. Essa avaliação é apenas uma maneira de verificar o nosso desempenho como professor”, disse Marcionília.

 

Educação rural

 

A DDZ Rural gerência 82 unidades de ensino, com mais 11 mil alunos. Desses, 2.271 estarão participando do Ideb 2019. Para motivar a equipe educacional e mostrar que todos são os super-heróis da educação, a DDZ criou "Os vingadores do campo em defesa das joias do Ideb".

 

“Estamos muitos motivados nessa ação, nossas joias raras são os nossos alunos e professores. Nesse encontro planejaremos, todos juntos, atividades que incentivem os estudantes a se dedicarem, cada vez mais, aos estudos”, disse a chefe da Divisão, Edilene Pinheiro.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

 

Na escola municipal São José 2, no Paraná da Eva, rio Amazonas, a 8 horas de Manaus, são atendidos 54 alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Para o gestor da unidade, Ilson Menezes, preparar os alunos no dia a dia é muito importante para a avaliação. “Durante o ano inteiro, realizamos vários simulados para que o aluno não fique nervoso no dia da prova e acabe se prejudicando. O professor tem o papel de acompanhar e detectar as dificuldades do estudante e trabalhar em cima do assunto com maior problemática”, explicou o gestor.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.