20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
06/11/2018

Especialista do Hapvida dá dicas de como prevenir doenças que podem ser causadas por queimadas

Foto: Divulgação

São inúmeros os sintomas em pessoas que vivem em grandes centros urbanos, aonde a quantidade de fumaça vinda da poluição ou de queimadas em vegetação

Na segunda-feira, 29, a capital do Amazonas amanheceu completamente encoberta pelo resultado de queimadas em vegetação vindas de municípios próximos


Olhos lacrimejando, garganta arranhando e até mesmo náuseas. São inúmeros os sintomas em pessoas que vivem em grandes centros urbanos, aonde a quantidade de fumaça vinda da poluição ou de queimadas em vegetação, tem se tornado cada vez mais frequente.

 

No entanto, o que poucos sabem é que o contato com a fumaça requer uma série de cuidados para que não sejam desencadeadas doenças respiratórias.


Veja também

Prefeitura dá continuidade à revitalização de viadutos e passagens de nível em Manaus


De acordo com a médica da Hapvida, Eline Amancio, as doenças respiratórias são causas de morbimortalidade no Brasil e no mundo, sendo as crianças o maior grupo de risco, principalmente devido à imaturidade inerente ao crescimento, relacionada ao desenvolvimento dos pulmões e do próprio sistema imunológico.

 

"Pessoas que já tenham algum tipo de doença respiratória podem ter o agravo da mesma. Em tempos de seca e queimadas, o ar fica muito poluído e isso agrava o sistema respiratório, principalmente os pacientes que já possuem algum tipo de doença como bronquite, asma, rinite e sinusite alérgica”, disse.


Na manhã desta segunda, o Corpo de Bombeiros do Amazonas informou que foram detectados focos de incêndio em área de mata próximo a capital, nos municípios de Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Nova Olinda do Norte e Manacapuru. O sistema respiratório é um dos aparelhos mais sensíveis do ser humano, por meio da respiração estamos sujeitos ao contato com diversos micro-organismos, que podem causar doenças.


Embora o sistema imunológico defenda o corpo da maioria dos vírus, bactérias e fungos que podem causar doenças, as enfermidades respiratórias são muito prevalentes.

 

Para aliviar os sintomas em crianças, adultos e idosos, a especialista explica que alguns cuidados são necessários. “Os cuidados básicos são, principalmente manter o corpo hidratado, consumindo bastante água. Outra opção é manter o ambiente umidificado, seja com um umidificador de ar ou até mesmo uma toalha molhada no ambiente”, finaliza.

 

Manaus amanheceu completamente encoberta pelo resultado de queimadas

em vegetação vindas de municípios próximos (Foto: Divulgação)


Dados


Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças respiratórias crônicas são doenças tanto das vias aéreas superiores como das inferiores. A maioria dessas doenças são preveníveis e incluem a asma, a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

 

Nesse contexto, a rinite alérgica pode ser considerada a doença de maior prevalência entre as doenças respiratórias crônicas e problema global de saúde pública, acometendo cerca de 20 a 25% da população em geral. Embora com sintomas de menor gravidade, está entre as dez razões mais frequentes de atendimento primário à saúde.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Hapvida


Com 3,8 milhões de clientes, o Hapvida hoje se posiciona como uma das maiores operadoras de saúde do Brasil, inclusive preparada para o tratamento de doenças do sistema respiratório.

 

Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente, são 20 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 26 hospitais, 75 clínicas médicas, 19 prontos atendimentos, 84 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial (Vida&Imagem) distribuídos em 11 estados onde a operadora atua com rede própria.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.