29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
24/12/2018

Especialistas dão dicas de o que fazer para deixar o Natal cheio de amor e harmonia

Foto: Reprodução

Mais importante do que presentes e ceia, porém, é o clima que esta data comemorativa traz para os lares

Mais um ano vai chegando ao fim e a esta altura do mês de dezembro os preparativos para a festa do Natal já estão frenéticos.

 

Mais importante do que presentes e ceia, porém, é o clima que esta data comemorativa traz para os lares, que faz bem para a saúde física e mental de quem o adota de verdade.


— O Natal traz esse sentimento de família e acolhimento, despertando em nós uma solidariedade para com o outro, seja por não terem família ou amigos com quem compartilhar esse momento, seja porque nos sentimos gratos em ter os nossos por perto. Daí a vontade de fazer e desejar o bem — explica Ellen Moraes Senra, psicóloga especialista em terapia cognitivo comportamental.


Veja também

Como não engordar na época do Natal, de acordo com a ciência. CONFIRA AS DICAS


De acordo com a psicóloga Camila Moura, o Natal é um ritual que marca o fim de um ciclo (no caso, o fim do ano) e por isso as pessoas costumam estar mais reflexivas:


— A gente sempre pensa como foi a nossa caminhada dentro desse ciclo, se saímos dele com a sensação de vitória. Tudo isso pode nos deixar mais sensíveis nesta época do ano. As pessoas que olham para trás e se arrependem de algo tendem a ficar mais sensibilizadas.


A data também é uma ótima oportunidade para desfazer mal-entendidos e selar a paz na família e entre amigos. Não importa se você fez mal a alguém ou sofreu com as atitudes de outra pessoa: tente se aproximar e demonstre interesse em resolver a situação, sem ressentimentos. Mas se a pessoa não se mostrar disposta a conversar, respeite. Do contrário, você pode acabar piorando a situação.

 

O Natal é um ritual que marca o fim de um ciclo

(no caso, o fim do ano) (Foto: Reprodução)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


— Perdão não é esquecimento, é liberdade — afirma Lindinaura Canosa, especialista em terapia de casais e família, e psicanalista da Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro.

 

 

Fotos: Reprodução

 

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.