24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
10/05/2019

Estalar o pescoço pode levar a um AVC? Sim! Entenda as razões

Foto: Reprodução

 Um homem de 28 anos, morador de Oklahoma (USA), teve um AVC (acidente vascular cerebral) depois de estalar o pescoço.

 

Josh Hader estava sentindo desconforto na região cervical há algumas semanas e pensou que dar umas estaladas de leve poderia ajudar. Segundo declarações dadas ao jornal Whasington Post, ele acredita que, inadvertidamente, colocou uma pouco a mais de força nas mãos e ouviu um estalido diferente no momento da manobra (uma espécie de "ploc").

 

Veja Também

Radialista é demitido após comparar bebê de Harry e Meghan a chimpanzé

 

Foi então que começou a sentir que seu lado esquerdo estava dormente e ele sequer conseguia andar direito. Menos de uma hora depois, Josh dava entrada na emergência do hospital com um Acidente Vascular Cerebral Grave, segundo a classificação dos médicos, que poderia tê-lo levado a morte caso não fosse socorrido a tempo.

 

Estalo perigoso

 

 

O que aconteceu, afinal? A manobra brusca do estalo provocou ruptura em uma das principais artérias do pescoço de Hader, condição conhecida como dissecção de artéria cervical. Esse tipo de lesão tende a aumentar o risco de acidente vascular cerebral, de acordo com a Clevaland Cinic. O derrame pode ocorrer se, no rompimento da artéria, um coágulo de sangue se fomar no local da ruptura bloqueando o fluxo sanguíneo para o cérebro, afinal, tudo está interligado.

 

Melhor evitar


Embora sofrer um AVC após estalar o pescoço na tentativa de "relaxar" seja algo raro, pode acontecer. Em março deste ano, uma mulher no Reino Unido passou por uma situação bem parecida com a de Hader e também ficou parcialmente paralisada.

 

Segundo o especialista Dr. Robert Glatter, médico que atua na emergência do Lenox Hill Hospital de Nova Iorque, não existe um jeito 100% seguro de estalar o pescoço: "é melhor simplesmente evitar fazê-lo para prevenir potenciais complicações".

 

Fotos: Reprodução


Ou seja, está com dores persistentes na região cervical, não hesite em procurar a ajuda de um profissional.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

E se você costuma fazer o "crec crec" apenas para relaxar de um dia tenso, melhor buscar outros meios: um chazinho, uma massagem suave com óleo de arnica, um alongamento... enfim, algo menos perigoso!

 

Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.