28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
21/08/2017

Estudo descobre qual fator é indicativo de um ataque cardíaco iminente

Foto: Reprodução

Seu corpo dá e que podem ser alarmantes no que diz respeito à saúde do seu coração.

Doenças cardíacas estão entre as principais causas de morte no mundo, por isso é importante saber que tipos de sinais seu corpo dá e que podem ser alarmantes no que diz respeito à saúde do seu coração.

 

Um novo estudo, divulgado pelo The Independent, descobriu que existe um sinal claro que indica que uma pessoa está prestes a sofrer um ataque cardíaco.

 

Após examinar materiais que bloqueavam artérias coronárias de diversos pacientes, cientistas da Michigan State University descobriram que é a presença do colesterol em forma de cristal que indica maior gravidade.

 

Veja também 
 
Por que os galos cantam todos os dias antes do amanhecer?
 

Só para você ter ideia, os cristais de gordura foram encontrados em mais de 89% dos casos que foram considerados de emergência:

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

“Em estudos anteriores, mostramos que, quando o colesterol passa de líquido para sólido ou estado de cristal, ele se expande em volume como gelo e água”, explicou Dr. George Abela, da universidade.

 

De acordo com o Dr. Abela, essa expansão, quando ocorre dentro da artéria, pode acabar causando a sua ruptura ou bloqueando o fluxo de sangue, o que provoca tanto uma parada cardíaca quanto um acidente vascular cerebral (AVC).

 

Pesquisa

 

Foto: Reprodução


A equipe de pesquisadores coletou amostras de pacientes que foram atendidos pela emergência em mais de 240 consultórios de todo os EUA, aspirando material das artérias e procurando o colesterol cristalizado.

 

Os exames revelaram que a união de cristais quebra as paredes das artérias e chega a perfurar o coração.

 

Os cristais são perigosos também porque desencadeiam a produção de moléculas inflamatórias chamadas de interlecina-1 beta, que inflamam as artérias e pioram o quadro clínico.

 

Além de comprovar a relação entre o colesterol, especialmente quando cristalizado, e as doenças cardíacas, a pesquisa reforça a ideia de que uma vida saudável, com a prática de atividades físicas e boas escolhas alimentares, realmente é uma forma de se prevenir contra essas doenças.

 

Ataques cardíacos também se manifestam pela dor forte na região do tórax, irradiando para áreas como o maxilar, o pescoço, os braços e as costas.

 

Além disso, a pessoa pode sentir falta de ar, tontura e ansiedade. Na presença desses sintomas, é necessário procurar ajuda médica. 

 

Mega Curioso 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.