28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
26/03/2017

Estudo revela alimento ainda mais nocivo do que carne vermelha que todos comem

Foto: iStock

O consumo excessivo de carne vermelha está relacionado a diversos prejuízos à saúde

O consumo excessivo de carne vermelha está relacionado a diversos prejuízos à saúde e até mesmo a alguns tipos de cânceres, mas existe um outro ingrediente que é ainda mais nocivo e que está na mesa de praticamente todas as pessoas: o sal refinado.

 

De acordo com um recente estudo sobre alimentação divulgado pela rede CNN, o sal foi responsável por 9,5% das mortes precoces relacionadas à alimentação, em 2012.

 

O alimento, rico em sódio, aumentam os riscos de óbito por doenças do coração, infartos e diabetes tipo 2.

 

Veja também!

Conheça hábitos alimentares que estão relacionados à uma morte precoce

 

Prejuízos que o sal traz para a saúde

 

sal saleiro saude 016 400x800

 

Um dos efeitos imediatos que experimentamos com o consumo excessivo de sal é o inchaço provocado pela retenção de líquidos. O resultado é desconforto abdominal e excesso de toxinas no organismo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Sódio em excesso ainda aumenta a pressão arterial, forçando a parede das artérias, prejudicando assim a saúde do coração.

 

E como a hipertensão está diretamente ligada ao risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC), a condição pode aparecer se o consumo de sal for excessivo.

 

Sal em excesso pode até resultar em quadros de osteoporose, pois o sódio reduz a densidade óssea, fazendo com que os ossos percam força.

 

Além disso, ele também interfere na habilidade do organismo de absorver cálcio, importante nutriente para a construção e manutenção de ossos saudáveis.

 

saleiro sal grosso 0816 400x800

 

Estudos apontam que um em cada sete casos de câncer gástrico poderia ter sido evitado se o consumo de sal fosse moderado e limitado à quantidade diária recomendada.

 

Insuficiência renal é outro prejuízo que pode ser provocado pelo consumo do sal. Como a função dos rins é filtrar o sangue, a alta ingestão de sódio pode fazer com que o órgão seja incapaz de realizar plenamente suas funções.

 

Por provocar retenção de líquidos, o sal também pode aumentar suas chances de sofrer com dores de cabeça frequente. A condição, aliás, também pode ser um reflexo de pressão alta.

 

Sua dieta também fica comprometida com o exagero na ingestão de sal. Além de causar inchaço, o alimento interfere nas funções renal e digestiva, levando ao aumento de peso.

 

Como diminuir o consumo de sal

 

salsinha tempero verde 0117 400x800

Fotos: Shutterstock

 

Medidas bastante simples podem evitar a ingestão excessiva de sal. O primeiro passo é substituir o alimento na preparação de pratos por especiarias e temperos de ervas frescas, que garantem sabor de forma bem mais saudável.

 

Procure colocar sal na comida apenas ao fim do preparo, pois alguns modos de cozimento "roubam" o sal dos alimentos e, na hora da refeição, não deixe o saleiro na mesa, já que muitas vezes adicionamos sal ao prato por hábito, sem mesmo provar antes a preparação.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de menos de 2 g de sódio por dia, o que equivale a 5 g de sal. No entanto, no Brasil, um adulto médio consome mais do que o dobro desta quantidade diariamente.

 

Vix.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.