28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
14/04/2017

Estudo sugere que a Grande Pirâmide de Gizé é torta

Foto: Reprodução / Science Alert

Eles descobriram que esse erro fez com que o lado oeste da pirâmide seja um pouco mais longo do que o lado leste

Considerada uma das estruturas mais fascinantes e bem construídas do planeta, a Grande Pirâmide de Gizé, localizada no Egito, caracteriza um suntuoso monumento, de 137 metros de altura, construído 4.500 anos atrás.

 

Entretanto, recentemente, pesquisadores sugeriram que um erro cometido durante sua construção pode ter a deixado torta. A descoberta veio por meio de pesquisadores da fundação norte-americana Glen Dash Research, baseada no Egito, juntamente com a Ancient Egypt Research Associates (AERA), que estudaram a fundo a estrutura das pirâmides, a fim de entender melhor suas dimensões originais.

 

Veja também 

Confira nove características corporais que pouquíssimas pessoas possuem

 

Eles descobriram que esse erro fez com que o lado oeste da pirâmide seja um pouco mais longo do que o lado leste, criando uma base quadrada imperfeita.

 

Foto: Reprodução / Science Alert

 

Quando foi construída pelas mãos de mãos de 100 mil funcionários, ao longo de 20 anos, sob o domínio do faraó Quéops, ela estava envolta em calcário branco. Ao longo dos anos, essa casca foi arrancada, provavelmente por outros projetos de construção, deixando a estrutura como conhecemos hoje. Para entender melhor, a equipe realizou difíceis análises. O primeiro passo era encontrar prováveis pontos onde a casca estaria posicionada. A equipe descobriu 84 deles, que marcavam onde originalmente as bordas estavam.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Esses pontos foram traçados numa rede, de modo que os pesquisadores pudessem, através de uma técnica chamada regressão linear, calcular o comprimento de cada lado. Eles descobriram que os lados da pirâmide tinham 230.295 – 230.373 metros de comprimento, mas o lado oeste possuía entre 230.378 – 230.436 metros, o que significa que ela estava torta por cerca de 14,1 centímetros.



Enquanto isso não caracteriza exatamente um erro grotesco, e talvez por isso ninguém tenha notado, a equipe está perplexa pelo fato de como esses antigos construtores conseguiram chegar tão próximos da perfeição. “Os dados mostram que os egípcios possuíam habilidades bastante notáveis para seu tempo”, disse o pesquisador Glen Dash, chefe da fundação em um relatório. “Nós podemos apenas especular sobre como os egípcios poderiam ter construído essas linhas com tamanha precisão utilizando apenas as ferramentas que tinham”.

 

Segundo os pesquisadores, acredita-se que os construtores tenham desenhado o projeto em algum tipo de grade aplicada ao chão. Entretanto, eles afirmam que mais pesquisas são necessárias para saber melhor como isso realmente aconteceu. “Esperamos descobrir como os egípcios construíram esse monumento com tal precisão, e ao fazê-lo, podemos aprender muito mais sobre suas ferramentas e tecnologias”.

 

Os resultados deste estudo ainda estão sendo analisados e por isso, ainda não foram publicados. Contudo, por enquanto a Dash disponibilizou o relatório completo em seu site oficial.

 

Science Alert / Jornal Ciência 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.