23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
26/04/2017

EUA instalam escudo antimísseis na Coreia do Sul

Foto: Reuters

Tropas dos Estados Unidos começaram a instalação do escudo antimísseis THAAD na Coreia do Sul

As tropas dos Estados Unidos começaram a instalação do escudo antimísseis THAAD na Coreia do Sul entre protestos da população local, que se opõe a implantação deste sistema projetado para interceptar mísseis norte-coreanos. 

 

Enquanto as forças americanas na Coreia não anunciaram ou emitiram qualquer comunicado sobre a operação, um porta-voz do Ministério de Defesa sul-coreano confirmou à Agência EFE que a instalação começou perto da cidade de Seongju, no centro do país.

 

Vários caminhões descarregaram de madrugada na região habilitada para a instalação do Sistema de Defesa Terminal de Área a Grande Altitude (THAAD) diferentes equipes que compõem o escudo, disse o porta-voz.

 

Veja também 

Coreia do Norte celebra aniversário do Exército com manobras militares

 

Projetado para abater mísseis em altas altitudes, uma bateria do THAAD inclui seis lançadores autopropulsão (cada um com 50 mísseis interceptores) e uma unidade de controle de lançamento e comunicações conectadas a um potente sistema de radar de longo alcance de banda X.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

Sul-coreanos protestam contra a instalação do escudo antimísseis
(Foto: Reuters)

 

Centenas de cidadãos da região protestaram nas proximidades do local e tiveram que ser retirados por um dispositivo da polícia, permitindo, finalmente, a entrada dos caminhões, segundo informações da agência de notícias "Yonhap".

 

Muitos dos moradores de Seongju, região agrícola famosa pelo cultivo de melões, estão preocupados com a possibilidade de que sua região se transforme em alvo de ataques norte-coreanos e também pelos efeitos que os potentes radares do THAAD tenham sobre sua saúde e plantações.

 

Outros acreditam que a instalação deve ser adiada para depois das eleições presidenciais, marcadas para o dia 9 de maio, já que alguns candidatos, incluído o favorito, o liberal Moon Jae-in, acreditam que a decisão da implantação seja revista pelo Executivo depois das eleições.


Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.