28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
20/06/2017

Evento celebra Dia Internacional do Orgulho LGBT e reúne Defensoria Pública, movimentos sociais e Sejusc para debates sobre direitos e questões de gênero

Foto: Reprodução

Com o tema “A Construção da Empatia e a Garantia da Equidade de Direitos para a população LGBT”, a série de painéis de discussão será realizada nos dias 27 (terça-feira) e 28

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio da Defensoria Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, participa das celebrações pelo Dia Internacional do Orgulho LGBT, comemorado no próximo dia 28 (quarta-feira) de junho, em evento que promove o debate sobre direitos e questões de gênero e inclui um ato público no Centro.

 

Com o tema “A Construção da Empatia e a Garantia da Equidade de Direitos para a população LGBT”, a série de painéis de discussão será realizada nos dias 27 (terça-feira) e 28, no auditório do Centro Estadual de Referência em Direito Humanos Adamos Guedes (CERDH - rua Major Gabriel, nº 1.192, Praça 14 de Janeiro, Zona Sul).

 

Veja também

Coral Infantil do Liceu Claudio Santoro apresenta 'Riquezas do Brasil'


O evento é promovido pelos movimentos sociais LGBT e pela Gerência de Diversidade e Gênero/DPDD/SEJUSC, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com a participação da DPE-AM.

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

 

De acordo com a organização do evento, o objetivo da série de painéis de debate é avaliar e propor os avanços e desafios da implementação das políticas públicas no Amazonas para a população LGBT.


“A Defensoria Pública é a instituição constitucionalmente vocacionada para atuar em prol da promoção e defesa de Direitos Humanos. Portanto, a defesa dos interesses da comunidade LGBT faz parte de nossa função institucional.

 

Não é favor, não é por amizade ou qualquer outro tipo de deferência pessoal. É a razão de existirmos enquanto instituição”, afirma o defensor público Roger Moreira, responsável pela Defensoria Pública Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos.


Credenciamento e abertura
 

 

No dia 27, os participantes do evento poderão fazer o credenciamento das 13h às 17h. A abertura será realizada às 14h, com a realização do painel 01 ocorrendo em seguida, às 14h30, com o tema “Orgulho LGBT!”.

 

Fotos: Reprodução

 

Os painelistas professora doutora Lidiany Cavalcante, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o professor doutor Denis Pereira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) abordarão o tema “A Importância de Ser Quem Somos na Atual Conjuntura Política: Avanços e Desafios”.


A programação do primeiro dia do evento inclui, ainda, debates (em dois horários – das 15h10 às 15h30 e às 16h40) e Cine Debate: “Lampião da Esquina (2016)”, às 15h30, com encerramento às 17h.


Mais painéis e debates 

 

No dia 28, quarta-feira, o evento será retomado às 08h15, com a realização do Painel 02 – “Orgulho de ser Lésbica!, das 8h15 às 9h.

 

O tema “Lesbianidades, Feminismos e Combate ao Racismo” será abordado pelos painelistas Brenda Félix, do Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam), e Keth Prestes, assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e, das 9h às 9h20 será aberto tempo para o debate do assunto.


Das 9h20 às 10h, será realizado o Painel 03
 

 

Orgulho de Ser Gay!, com o tema “Tenho Orgulho de Ser quem Sou”, apresentado pelos painelistas Gabriel Mota, do Movimento Manifesta LGBT+, e Rafael Arcanjo, da Rede de Jovens Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS. Das 10h às 10h20, haverá tempo para debate.


O Painel 04 

 

Orgulho de ser Bi! será realizado das 10h20 às 11h, com o tema “Avanços e Desafios na Politica de Saúde e Prevenção das IST/HIV/AIDS”, abordado pelos painelistas Dartanhã Silva, da Associação Garotos da Noite, e Carol Carolina Souza, da entidade Miga Sua Lôca.

 

O debate do assunto ocorrerá das 11h às 11h30, quando haverá um intervalo para almoço.


À tarde, o evento segue, com Painel 05

 

Orgulho de ser Travesti!, das 13h00 às 13h40. O tema “Segurança Pública e Mercado de Trabalho” será apresentado pelos painelistas Bruna La Close, da Associação da Parada do Orgulho LGBT (APOLGBT), Joyce Lorrane, da Orquídea GLBT/AM), e o defensor público Roger Moreira.


“A luta contra todas as formas de discriminação ou preconceito deve nortear a nossa atuação como defensores públicos, com vistas à prevalência e efetividade dos direitos humanos.

 

A atitude da DPE não poderia ser outra, a não ser apoiar a comunidade LGBT nesse evento e se colocar sempre à disposição dos interessados para atuar em casos de violação de direitos”, comenta o defensor Roger Moreira. O debate do assunto será realizado das 13h40 às 14h.


Em seguida, das 14h às 14h40, será realizado o Painel 06

 

Orgulho de Ser Transexual!, com o tema “O Orgulho do Corpo Fora do Padrão e o Enfrentamento à Transfobia”, com os painelistas Thiago Costa, do Coletivo o Gênero, e Maria Morais, acadêmica de Pedagogia da UFAM.

 

O tema será debatido das 15h às 15h20. Das 15h20 às 16h20, haverá a reunião de um Grupo de Trabalho, que apresentará seus resultados das 16h20 às 17h.


O evento será encerrado com o ato público Dia do Orgulho LGBT!, às 17h, na esquina das avenidas 7 de Setembro e Eduardo Ribeiro, no Centro, Zona Sul.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.