16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
23/06/2018

Explosão deixa feridos em comício do novo primeiro-ministro da Etiópia

Foto: Reprodução

Policiais tentam controlar a multidão após a explosão da granada

Um ataque realizado durante comício político do recém-eleito primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, deixou ao menos 83 feridos, sendo seis em situação crítica, informou Fitsum Arega, chefe de gabinete de Ahmed.

 

Mais cedo, o premier havia informado que a explosão deste sábado, no meio de uma multidão, teria deixado “alguns mortos”, informa a agência Reuters.

 

— Alguns etíopes ficaram feridos. Algumas pessoas perderam suas vidas — afirmou o líder, em entrevista a emissoras de TV locais, descrevendo o incidente como um “atentado malsucedido de forças que não querem ver a Etiópia unida”.

 

Veja também 
 
Investigada após escândalo, Copa na Rússia é aposta da Fifa para abafar sua crise
 

Seyoum Teshome, membro do comitê organizador da manifestação, afirmou que a explosão foi provocada por uma granada atirada por pessoas ainda não identificadas contra o palco onde Ahmed estava. O primeiro-ministro saiu do local às pressas, sem ferimentos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Ahmed assumiu o cargo em abril, após a renúncia inesperada de Hailemariam Desalegn. Ele é o primeiro líder do grupo étnico Oromo a comandar o país. Nos últimos três anos, esse grupo étnico, o maior da Etiópia, realizou protestos violentos contra o governo anterior, acusado de violação de direitos humanos e assassinato de dissidentes políticos.

 

Desde que assumiu o governo, Ahmed, ex-agente de inteligência do exército etíope, vem implementando reformas para relaxar o controle do Estado.

 

Entre as ações já realizadas está o desbloqueio de centenas de sites de internet e canais de TV. Na sexta-feira, o grupo rebelde Ginbot 7 anunciou a suspensão da resistência armada, defendendo que as reformas apresentadas por Ahmed dão esperança de que a “democracia genuína” seja uma “possibilidade real”.

 

Ahmed também anunciou neste mês a intenção de implementar totalmente o acordo de paz com a vizinha Eritreia, assinado em 2000, mas violado numa guerra que já dura dois anos, por causa de disputas na fronteira. Pelo Twitter, o diplomata eritreu Estifanos Afeworki condenou o ataque contra o premier do país vizinho.

 

“A Eritreia condena a tentativa de incitar a violência durante a manifestação de Abiy Ahmed pela paz, a primeira do tipo na história da Etiópia”, escreveu.

 

Globo.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.