29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
22/03/2019

Explosão em fábrica chinesa de pesticidas deixa 47 mortos e 640 feridos. VEJA VÍDEOS

Foto: STR / AFP

Incêndio também atingiu fábricas vizinhas e uma escola de educação infantil. Cerca de 640 pessoas ficaram feridas, entre elas, crianças

Uma explosão em uma fábrica de pesticidas na China deixou até o momento 47 mortos e cerca de 640 feridos, segundo a mídia local.

 

O incidente ocorreu na tarde da última quinta-feira, e os sobreviventes foram levados para 16 hospitais do país. O presidente chinês, Xi Jinping, informou que a prioridade do país é atender os feridos e descobrir a causa do incêndio.


A explosão aconteceu em um parque industrial de Chenjiagang, na cidade de Yancheng, na província de Jiangsu. O incêndio só foi controlado às 3h da manhã desta sexta-feira, aproximadamente à meia-noite no horário de Brasília. Nos hospitais da região, cerca de 640 pessoas recebem cuidados médicos e 32 estão em estado crítico.


Veja também

Itália: motorista ateia fogo em ônibus com 51 crianças; todas se salvam. VEJA VÍDEOS


O fogo se alastrou pela fábrica, pertencente à Tianjiayi Chemical Company, e também atingiu fábricas vizinhas e uma escola de educação infantil, na qual crianças ficaram feridas.


O motivo da explosão está sendo investigado, mas, no passado, a empresa - que produz mais de 30 tipos de agrotóxicos, alguns deles altamente inflamáveis - já havia sido multada e autuada por questões de segurança, de acordo com o jornal China Daily.


Usando máscaras, a polícia isolou a área e fechou o acesso às estradas para a fábrica. A explosão chegou a quebrar janelas no vilarejo de Wangshang, situado a dois quilômetros de distância, e os moradores acharam que se tratava de um terremoto.


— Houve um estrondo seguido de outro longo barulho. Depois, todas as janelas se quebraram. Eu fui dar uma olhada. Perto do local havia sangue por toda parte. Pessoas foram esmagadas — disse um dos moradores.


Em pronunciamento, o presidente chinês informou que as autoridades devem intensificar as ações para evitar tais incidentes e determinar a causa da explosão o mais rapidamente possível.


— Recentemente, houve uma série de acidentes graves, e todos os lugares e departamentos relevantes devem aprender as lições deixadas por eles — ressaltou Xi Jinping.

 

 Vídeo mostra o momento da explosão na fábrica da China


Na última quinta-feira, o escritório de proteção ambiental de Jiangsu afirmou em comunicado que a estação de monitoramento ambiental da área não encontrou concentrações anormais de produtos químicos como o tolueno, o xileno ou o benzeno. Concentrações de acetona e clorofórmio fora da região também estavam dentro dos limites normais, acrescentou. A entidade deve realizar inspeções em produtores e armazéns de produtos químicos, segundo um aviso de emergência dado nesta sexta-feira.


Em 2015, 165 pessoas foram mortas em explosões em um depósito de produtos químicos na cidade de Tianjin, no norte do país, um dos portos mais movimentados do mundo, próximo à capital, Pequim. Essas explosões foram grandes o suficiente para serem vistas por satélites e registradas em sensores de terremotos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter


Apesar das repetidas promessas do governo de aumentar a segurança, desastres vêm atingindo fábricas de produtos químicos em particular, como em novembro do ano passado, quando 23 pessoas morreram após uma série de explosões durante a entrega de um gás inflamável em uma fábrica.

 

VEJA VÍDEO

 

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.