18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esporte no Amazonas
12/08/2018

FAF admite erro na Série B, mas ainda veta Tufão: 'Nunca é tarde para corrigir'

Foto: Reprodução

Diretor de competições admitiu que permitir que rebaixados disputassem Série B no mesmo ano em que caíram foi errado, mas disse que São Raimundo só jogará segundinha caso vença na Justiça

O diretor de competições da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ivan Guimarães, se pronunciou nesta sexta-feira sobre às acusações feitas pela diretoria do São Raimundo de que o veto à participação do clube na Série B do Amazonense seria uma retaliação ao fato de o Tufão ter sido oposição no pleito que reelegeu Dissica Valério Thomaz para mais quatro anos à frente da entidade.


De acordo com Ivan, a Federação só está cumprindo uma recomendação da CBF e do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).


Ele cita o CDC, que foi situação na eleição, para rechaçar qualquer possibilidade "complô" contra o São Raimundo e admite que a Federação vinha permitindo que clubes rebaixados disputassem a Série B no mesmo ano para ter times o suficiente para realizar a competição.


- Alguém falou que isso seria uma retaliação ao São Raimundo, porque o clube não votou no presidente da Federação na eleição desse ano e isso não é verdade, porque o CDC Manicoré foi um dos grandes aliados na eleição e eles também estão fora - disse.


- Não é retaliação, tampouco há algum problema com alguém, até porque o presidente não é partidário desse negócio de "olho por olho, dente por dente". O motivo é somente esse: a lei existia, só não estava sendo cumprida. Nunca é tarde para consertar aquilo que vinha sendo feito de maneira incorreta - completou Ivan, em entrevista à Rádio CBN Amazônia.


Ivan afirma que a obrigatoriedade de haver uma Série B, conforme determina o regulamento da CBF, de uma certa forma pressionou a FAF a "engordar" a competição com equipes rebaixadas no mesmo ano.


- A lei é bem antiga e diz que quem disputa uma Série A e cai não pode disputar uma Série B e voltar no mesmo ano, porque ela voltaria no ano seguinte como se não tivesse caído. Por que a Federação não vinha cumprindo? Porque o número de clubes que disputariam essa competição seria pequeno e a gente precisa ter a Série B. Não podemos ter uma Série A com 12 ou 13 equipes. Nesses últimos três anos, as equipes que caíram estavam disputando a competição. Mas veio uma recomendação da CBF e do TJD para que a Federação observasse a partir desse ano o cumprimento da lei que determina que as equipe que caem não podem disputar uma Série B no mesmo ano, mas só no seguinte - completou.


Veja também

Iranduba inicia nova fase no futebol com apresentação de time juvenil no masculino

 

Ivan Guimarães (dir.) assume erro da FAF, mas diz que "veto"

ao São Raimundo continua (Foto: Isabella Pina)


O diretor disse ainda que, caso o São Raimundo vença na Justiça Desportiva e ganhe o direito de disputar a Série B do Amazonense ainda este ano, a FAF não deve se opor, mas confessa que considera a possibilidade remota, uma vez que a recomendação de "corrigir" o Estadual veio justamente da corte.


- Não vou dizer que não tem a menor possibilidade porque a Justiça existe para isso, e a Federação cumpre as decisões judiciais. Se o São Raimundo entrar na Justiça Desportiva, e oTtribunal entender que o clube deve disputar a Série B, acho que o presidente não seria contra, mas uma das recomendações para que fosse assim partiu do próprio Tribunal - concluiu.

 


São Raimudno está impedido de disputar Série B

(Foto: Divulgação / São Raimundo)


Esta semana, os cinco clubes do Amazonas aptos a disputar a Série B foram notificados da abertura das inscrições para a competição. Holanda, Cliper, Tarumã, Sul américa e Iranduba terão algumas reuniões com a FAF antes de decidirem se vão participar ou não da segundinha.


Entenda o caso


Ao contrário de outras temporadas, os times que foram rebaixados da Série A do Amazonense deste ano ficarão de fora da disputa da Série B, que deve ocorrer ainda em 2018. A informação foi divulgada pelo presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Dissica Valério Tomaz. Isso significa que São Raimundo e CDC Manicoré jogarão a Segunda Divisão somente em 2019.


Em 2017, o Holanda chegou a disputar a Série B duas vezes. Subiu na primeira, caiu na Série A, e não conquistou o acesso quando retornou à segunda divisão no mesmo ano. O próprio São Raimundo, que havia caído em 2017, disputou a Série B no final do ano, retornando à primeirona, que disputou em 2018.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Globo Esporte

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.