19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
28/08/2015

Falta de energia paralisa tudo em Benjamin Constant e Atalaia do Norte

Foto: Reprodução / Internet

Prefeita de Benjamin Constant, Iracema Maia, denuncia que

Os municípios de Benjamin Constant e Atalaia do Norte, situados no Alto Solimões, (a 1.121 e 1.138 quilômetros de Manaus, respectivamente) estão praticamente paralisados devido à falta de energia elétrica. O problema já se encontra na esfera do Ministério Público Federal (MPF) por conta de duas ações civis públicas movidas pela prefeita de Benjamin Constant, Iracema Maia (PSD), e pelo jornalista Eduardo Gomes, assessor de imprensa da prefeitura local.


De acordo com o jornalista, no começo o gerente da Amazonas Energia, Ediládio Gomes, realizava um racionamento de três horas diárias em Benjamin Constant. Agora, a situação se agravou e o município vive um completo “apagão”, que praticamente interrompeu a atividade comercial e suspendeu o ano escolar na sede municipal e nas comunidades rurais, assistidas pelo programa Luz para Todos.


Geradores com mais de 20 anos de uso


O parque gerador da cidade, diz Eduardo Gomes, está obsoleto, com capacidade instalada de 8 mil kva e gerando apenas 4.970 kva. O pico de consumo é de 5 mil kva. “A consequência disso tudo é uma verdadeira tragédia”, disse ao jornalista ao PORTAL DO ZACARIAS.


Conforme o jornalista, o parque elétrico do município conta com três geradores próprios com mais de 20 anos de uso, três alugados da empresa Oliveira Energia e um da empresa Agreko. “O último gerador de Benjamin foi recondicionado e veio de Codajás, em condições precárias”, informa ele, autor de uma Ação Civil Pública no âmbito do MPF com mais de mil assinaturas.


Iracema denuncia problema ao Ministério Público


Iracema Maia também confirmou ao PORTAL DO ZACARIAS que a Prefeitura de Benjamin não está indiferente à questão e acionou o MPE contra a Amazonas Energia. Ela diz que a situação é caótica e que todo o município sofre com os “apagões” energéticos.


O quadro, segundo o jornalista, é idêntico em Atalaia do Norte, também vivendo sob “apagão”.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.