18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Plantão Policial
21/04/2018

Familiares de presos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim procuram OAB/AM e denunciam tortura na instituição

Foto: Divulgação

As costas de um dos presos apresenta marcas visíveis de espancamento

Familiares de presos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) denunciaram à Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção do Amazonas, a agressão física sofrida por alguns detetos durante a revista geral realizada nos dias 12,18 e 19.


Pelo menos três detentos que não tiveram seus nomes divulgados foram submetidos a uma "sessão de tortura" dentro de uma cela, segundo a denúncia que vai ser apurada também pelo Grupo Permanente de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF).


Os familiares apresentaram fotografias dos presos com marcas visíveis pelo corpo e acrescentaram que esta na foi a primeira vez que houve espancamento de detentos dentro de celas do Compaj, no entanto, nenhuma providência foi tomada, apesar ds denúncias terem sido feitas em todos os casos.

 

Imagens foram apresentadas à OAB/AM pelos

parentes dos presos (Foto: Divulgação) 


O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/AM, Epitácio da Silva Almeida, disse que as providências já estão sendo tomadas e que já esteve com o desembargador Sabino da Silva Marques, que determinou início da apuração da denúncia de tortura de presos no Compaj.


O secretário Cleitman Coelho foi consultado e disse que também já tomou ciência da denúncia e determinou abertura de uma sindicância, inclusive com realização de exame de corpo delito nos detentos que aparecem com marcas de espancamento em fotogafias apresentadas por seus familiares.


 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.