29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
15/03/2018

Fechando temporada ‘Literária’ e ‘Delas’, 'Mostra Literária' movimenta Usina Chaminé neste domingo, no Centro de Manaus

Foto: Divulgação

Evento contará com exposição de livros, palestras, oficinas, intervenções e shows musicais

Para encerrar a programação das Temporadas ‘Literária’ e ‘Delas’, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) realizará, neste domingo (18/03), a 1ª Mostra Literária, das 16h às 21h, no Centro Cultural Usina Chaminé, no Centro de Manaus. A entrada será gratuita.


O evento contará com exposição de livros, palestras, exibição de vídeos, oficinas, intervenções e shows musicais.


Veja também

Prêmios da Campanha NFA de fevereiro ajudará ganhadores a ficarem no 'azul'


De acordo com Francis Madson, gerente de eventos da SEC, a união de várias linguagens em um mesmo evento é uma característica das temporadas culturais.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


“Apesar de atender as categorias ‘Literária’ e ‘Delas’, com atividades voltadas à literatura e às mulheres, mesclamos com outras linguagens como dança, teatro e música. Será assim em todas as temporadas porque, unindo as categorias, trazendo outras linguagens, potencializamos o evento”, comenta.


A Usina Chaminé será totalmente ocupada com as atividades. No salão principal do centro cultural acontecerá a mostra de livros, com 16 expositores, entre autores, editoras e sebos.


Entre os participantes confirmados estão José Maraca, escritor de histórias regionais que chegou a vender a própria casa para conseguir produzir seus livros; Maria Luiza Medeiros, jovem escritora de Iranduba e empreendedora que, aos 19 anos, edita e vende suas obras; a Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA), com poemas amazônicos; Dori Carvalho e Gui do Cordel, com declamação de poesias; e o sebo Edipoeira, que levará boa parte do acervo.


No “Espaço cinema”, das 16h às 16h50, terá exibição dos filmes acessíveis “A chegada de Lampião no Céu”, “Alice no País das Maravilhas” e “A terrível história da perna cabeluda”. No mesmo lugar, acontecerão as palestras “Os últimos falantes do Munduruku”, com Ytange, às 17h; “Literatura marginal”, com Rojefersson, às 18; e “Cinema e literatura”, com Diego Bauer, às 19h.


Ainda na área interna acontecerão as oficinas de fanzine, com Naldo Cinza (16h); de Aguada de Nanquim, com Turenko Beça (16h); de quadrinhos, com Romahs Mascarenhas (17h); e de quadrinho e caricatura, com Eunuquis e Malika (17h).


Música

 

No palco, montado na área externa da Usina, haverá apresentação da DJ Rissa Sanders; apresentação de Dança do Ventre, com a La Azon; e shows das cantoras Lucinha Cabral, Lucilene Castro, e da banda Gramophone.


Espaço kids

 

Também na parte externa, logo na entrada da Usina Chaminé, estará o “Espaço Kids”, com brinquedos pedagógicos e contações de histórias. Outra atração para a garotada é a oficina de grafitti para crianças, que será comandada pela artista visual Chermie.


Intervenções

 

De 16h até 19h, as artistas visuais Erê e Nadja farão intervenções na mureta e no viaduto da Manaus Moderna.


Feira criativa e gastronômica

 

As feiras criativas também estarão do evento. Quatro tendas serão montadas para atender cerca de 50 expositores que levarão uma diversidade de produtos, entre eles livros, artesanato e cosméticos. Opções gastronômicas também não vão faltar.


A temporadas ‘Literária’ e ‘Delas’ acontecem desde o dia 25 de fevereiro, em todas as zonas de Manaus, com atividades de literatura e voltadas às mulheres. As ações se estenderam para Iranduba, Autazes e Manacapuru.

 

Programação


Salão principal


16h às 21h – Exposição de livros.


Espaço do cinema


16h – Exibição de filmes acessíveis;


17h – Palestra “Os últimos falantes do Munduruku”;


18h – Palestra “Literatura marginal”;


19h – Palestra “Cinema e literatura”;


Sala 1


16h – Oficina de fanzine, com Naldo Cinza;


17h – Oficina de quadrinhos, com Romahs.


Sala 2


16h – Oficina de Aguada de Nanquim, com Turenko Beça;


17h – Oficina de quadrinhos e caricatura, com Eunuquis e Malika;


Área externa


16h às 21h – Feira criativa e gastronômica.


Espaço kids


16h – Oficina de grafitti para crianças, com Chermie.


Palco


16h – DJ Rissa Sanders;


17h – La Azon (dança do ventre);


17h30 – Lucinha Cabral;


18h30 – Lucilene Castro;


19h30 – Gramophone.


Entorno da Usina


16h às 19h – Intervenção de grafitti no viaduto e na mureta da Manaus Moderna, com Erê e Nadja.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.