23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
14/08/2017

Fenômeno ‘Harry Potter’ ameaça a sobrevivência das corujas

Foto: Andrew Walmsley / Universidade Oxford Brookes

Estudo realizado na Indonésia mostra aumento na quantidade de aves comercializadas

Na saga escrita por JK Rowling, as corujas são apresentadas como companheiras dos bruxinhos, e esse título de animal de estimação do mundo mágico de Hogwarts está ameaçando a sobrevivência dessas aves.

 

Segundo um estudo realizado por uma dupla de pesquisadores da Universidade Oxford Brookes, números compilados de mercados de animais na Indonésia mostram um salto inconteste, e perigoso, na quantidade de corujas comercializadas desde que a série “Harry Potter” foi levada para o cinema.


Veja também

Conheça os 20 animais que apresentam comportamentos homossexuais


“A popularidade das corujas como animais de estimação na Indonésia aumentou a tal ponto que pode colocar em risco a conservação de algumas das espécies menos abundantes”, concluem os pesquisadores em estudo publicado no periódico “Global Ecology and Conservation”, recomendando aos governos que incluam as aves entre as espécies protegidas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

O impacto 'Harry Potter'


Para avaliar o impacto do fenômeno “Harry Potter” na população de corujas, Vincent Nijman e Anne-Isola Nekaris quantificaram retrospectivamente o volume de corujas oferecidas em mercados de aves entre 1979 e 2010, e realizaram 109 pesquisas de campo em 20 mercados entre 2012 e 2016, e os resultados são alarmantes.

 

Até o ano 2000, praticamente não se encontravam corujas nos mercados, mas o cenário mudou a partir de 2001, quando o primeiro filme da série foi lançado.

 

Naquele ano, a estimativa é que algumas centenas de corujas foram oferecidas nos mercados, e em 2016 o volume superou a marca de 13 mil.

 

Em 2016 o volume corujas oferecidas nos mercados superou a marca de 13 mil 


Antes de 2001, as corujas representavam menos de 0,1% do total de aves comercializadas nos mercados da Indonésia, e no ano passado o percentual subiu para 1,5%.

 

A variedade também aumentou, para 17 espécies diferentes. Após o lançamento de “Harry Potter”, um mercado de corujas foi estabelecido, com a queda no preço das espécies mais comuns, e encarecimento dos animais mais raros.

 

Preços variam entre US 6 e US$ 30

 

Os preços variam entre US 6 e US$ 30, valores acessíveis para praticamente qualquer indonésio empregado.


— Nos anos 1990, quando pesquisava esses mercados de pássaros eu via tipicamente uma ou duas corujas à venda entre milhares de outros pássaros, mas normalmente nenhuma coruja ficava exposta — comentou Nijman.

 

— Agora, retornado a esses mesmos mercados, nós podemos ver dezenas de corujas de várias espécies, todas capturadas no ambiente selvagem.


Apesar das fortes evidências, não é possível estabelecer uma conexão causal entre o filme e o aumento exponencial no volume de corujas comercializadas. Contudo, dizem os pesquisadores, a relação é bastante provável.

 

Ave Fantasma

 

Na língua local, as corujas eram chamadas de Burung Hantu, algo como “ave fantasma”. Agora elas são conhecidas como Burung Harry Potter, ou “ave do Harry Potter”.


Os pesquisadores também destacam a influência da internet na popularização da coruja como animal de estimação. Em fóruns, internautas debatem as melhores técnicas para a criação e recomendam estabelecimentos onde as aves podem ser encontradas.


— Apenas um ano antes da publicação de “Harry Potter” foi aberta a primeira lanhouse na Indonésia, e o aumento no uso das redes sociais coincidiu com o aumento de “Harry Potter” como um fenômeno — apontou Nijman.


E os animais são mantidos nos mercados em péssimas condições, destacou Anne-Isola.


— É particularmente doloroso ver animais noturnos como as corujas nos mercados, tontas e estressas sob o brilho do Sol, alimentadas apenas com água a arroz — comentou a pesquisadora.

 

Fotos: Reprodução

 

— Cerca de metade das corujas que encontramos nos mercados eram filhotes, retirados de seus ninhos. A maioria delas deve morrer em semanas, isso não parece um mercado sustentável.


Por falta de estudos sobre as populações de corujas selvagens na Indonésia, é difícil avaliar o impacto do mercado sobre as espécies.

 

Contudo, os pesquisadores recomendam que oito das 17 espécies encontradas nos mercados sejam acompanhadas de perto, pois elas estão listadas como ameaçadas pela União Internacional pela Conservação da Natureza.


O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.