25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
24/09/2017

Feriadões: viagens programadas são mais baratas. Veja dicas para fazer a sua programação

Foto: Givaldo Barbosa / Agência O Globo

Passagens aéreas precisam ser compradas com antecedência para garantir bons preços

Quem quer curtir os próximos feriados prolongados — o de Nossa Senhora Aparecida e Finados — precisa se programar para fazer viagens econômicas. Isso porque passagens compradas com antecedência saem bem mais baratas.

 

O administrador Matheus Alves e Silva, de 26 anos, se adiantou e já pesquisa um destino internacional para as folgas em outubro:

 

— A melhor forma de viajar e economizar é planejar. Eu sempre pesquiso bastante antes de fechar um negócio.

 

Veja também 
 
Apesar de nova meta fiscal, governo enfrenta risco de paralisia nos serviços públicos
 

O economista Tiago Sayao concorda e lembra que substituir a hospedagem em hotéis ou pousadas pelo aluguel de casas por temporada garante economia. Até mesmo em outros países é possível alugar de forma fácil, graças a sites como o Airbnb.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

— O ideal é escolher o destino e verificar as médias de preços dos restaurantes. Em alguns casos, vale a pena priorizar o aluguel de uma casa e comprar os itens no supermercado para preparar as refeições — declarou.

 

O fundador e diretor comercial do Hotel Urbano, Antônio Gomes, explicou que, por causa da crise, ainda é possível conseguir boas ofertas para viajar mesmo mais próximo da data desejada:

 

— Consumidores do Rio têm procurando destinos como Búzios, Angra dos Reis e Paraty. Alguns pacotes com bilhetes aéreos muito procurados são Porto Seguro (BA), Foz do Iguaçu (PR) e Gramado (RS). Muitos deixaram de fazer viagens internacionais e passaram a fazer várias nacionais.

 

Cuidados

 

A coordenadora de atendimento do Procon Estadual, Soraia Panella, recomenda que, antes de contratar o serviço de uma agência de viagem, um guia turístico ou uma locadora de veículos, o consumidor verifique se a empresa é idônea, cumpre suas ofertas, está cadastrada no site do Ministério do Turismo (cadastur.turismo.gov.br) e se há reclamações contra ela no Procon, em outros sites e nas mídias sociais.

 

Malas seguras

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), tanto no aeroporto quanto na rodoviária, a partir do momento em que o check-in é feito, a empresa passa a ser responsável pela bagagem do passageiro.

 

Caso ocorra extravio ou dano, cabe a ela indenizá-lo. Se o extravio ocorrer na ida, a companhia aérea deve arcar com as despesas referentes à compra de itens essenciais, como produtos de higiene e roupas (guarde todos os comprovantes).

 

Comprovantes 

 

O Procon Estadual alerta que o consumidor deve guardar todos os documentos e recibos relacionados à viagem, caso precise fazer uma reclamação. Assim, a questão pode ser resolvida com facilidade.

 

Passagem 

 

A empresa de transporte deve cumprir suas obrigações, caso ocorram atrasos ou cancelamentos. Se optar por viajar de ônibus, e a viagem atrasar por mais de uma hora, o cliente pode solicitar outra passagem — para outro dia ou horário e para o mesmo destino — ou pedir de volta o valor pago.

 

Avião 

 

Se a viagem de avião atrasar, direitos como ligações telefônicas, acesso à internet, alimentação e hospedagem são assegurados, conforme o tempo de atraso. Caso o voo seja cancelado, pode-se pedir o reembolso ou escolher outro dia e horário de viagem. 

 

Extra 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.