28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
17/02/2018

Filhotes de flamingo nascem em zoológico em SC; nomes serão escolhidos pelo público

Foto: Zoológico de Pomerode / Divulgação

Os pais dos filhotes foram apreendidos em 2007 pelo Ibama, foram vítimas de tráfico de animais.

Zoológico de Pomerode, Vale do Itajaí, tem três filhotes de flamingos como novos habitantes. O primeiro nasceu ainda em janeiro, enquanto os demais vieram nas duas semanas seguintes. Os nomes serão escolhidos pelo público, por meio de uma enquete. Esta foi a segunda vez que houve reprodução desse tipo de ave no local.

 

Ainda não é possível saber o sexo dos filhotes, que são da espécie flamingo-chileno. "Somente é possível confirmar quando se tornarem adultos, os machos são maiores que as fêmeas. Ou pela coleta de sangue/penas através de laboratório de biologia molecular", explicou o biólogo Cláudio Mass, do zoológico.

 

Veja também 

Sema realiza segunda reunião para criação de Unidades de Conservação do sauim-de-coleira

 

Os filhotes têm uma plumagem acinzentada e somente a partir de um ano começam a ter as primeiras plumas vermelhas típicas da espécie. A plumagem adulta é a partir do terceiro ano, quando o animal já pode começar a se reproduzir.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Filhote de flamingo no zoológico de Pomerode

(Foto: Zoológico de Pomerode/Divulgação)


Os pais dos filhotes foram apreendidos em 2007, pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) do Espírito Santo, e foram vítimas de tráfico de animais. Eles tiveram as pontas das asas mutiladas a fim de que não pudessem voar.

 

O zoológico tem, atualmente, 16 flamingos adultos. E poderá ter mais filhotes em breve: há mais três ovos. O flamingo-chileno é uma espécie considerada quase ameaçada de extinção, disse Mass, e típica de Bolívia, Chile, Peru, Paraguai e Brasil, especificamente na região Sul.


Reprodução


A fim de os flamingos pudessem se reproduzir, foi preciso uma preparação prévia, já que o processo é peculiar. São necessários no mínimo de 20 pares de aves, já que esses animais precisam estar em uma colônia para conseguir se reproduzir, explicou Mass.

 

Filhote de flamingo no zoológico de Pomerode

(Foto: Zoológico de Pomerode/Divulgação)


Para isso, foi colocada uma estrutura com espelhos para ampliar a percepção do número de flamingos. Os reflexos deram a impressão de serem aproximadamente 50 aves, disse o biólogo. O período para eles se reproduzirem começa em dezembro e vai até março.

 

Enquete


O público poderá escolher os nomes dos filhotes até a próxima sexta-feira (23), quando será publicado o resultado da enquete. As opções são:

 

Rojo, Flamenco e Pluma


Peninha, Atacama e Amora


Gracioso, Fuego e Chili

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.