16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
21/04/2019

Flamengo x Vasco: amigos e ex-adversários na base, hoje se reaproximam dos clubes em novas funções

Foto: Leo Martins / Agência O Globo

Michel, do Flamengo, e Cristiano, do Vasco, se enfrentaram na base; hoje trabalham próximos aos clubes como motorista e porteiro, respectivamente

O meia Michel recebeu a bola na diagonal e apontava em direção ao gol. O único recurso do volante Cristiano Cerezo era um carrinho lateral para evitar a mudança de placar.

 

Era um Flamengo e Vasco, de juniores, premilinar do clássico profissional num Maracanã lotado, com mais de 100 mil pessoas, no Carioca de 1995. Quase 20 anos depois, a versão do fim do lance diverge: o defensor diz que foi limpo na jogada; o camisa 10 afirma que algumas cicatrizes nas pernas são daquele tempo.


Veja também

Valdiram, ex-atacante do Vasco, é encontrado morto em São Paulo


Brincadeiras de dois amigos de longa data, que rememoram os tempos de jogador dos dois finalistas do Carioca deste ano. E celebram os caminhos que os mantiveram, de alguma forma, próximo dos times de coração. Michel, que se aposentou em 2011, reencontra velhos companheiros a cada ida ao Ninho do Urubu. Agora, levando repórteres para cobrir o dia a dia do rubro-negro.


- Juan é da minha época, e muitos do pessoal do apoio, massagistas, roupeiros, eram da base. Quando entro no Ninho, todo mundo me conhece - conta Michel, de 40 anos, que jogou vários clássicos nos juniores, mas teve o auge da carreira no Goiás, no ataque formado por Fernandão e Dill.


Hoje, Cristiano, que participou das campanhas do Brasileiro de 1997 e Libertadores de 1998, abre as portas do Centro de Treinamento do Vasco, na Barra da Tijuca, para Maxi López, Pikachu & Cia. E também para os ex-companheiros Carlos Germano e Ramon, que trabalham no clube. Nunca deixou o futebol totalmente, e toca o projeto/escolinha Cara Virada em Campo Grande para descobrir novos talentos na base.


- Tive a oportunidade de voltar ao clube. Ainda não foi no campo - diz Cristiano, de 43 anos, que marcou o croata Prosinecki num confronto entre Vasco e Barcelona, de Cruyff, em 1995, num torneio em Palma de Mallorca.


Nenhum dos dois demonstra mágoas por carreiras interrompidas por lesões ou falta de oportunidades melhores. Sabem que se tornar um Sávio ou Carlos Germano, por exemplo, é para poucos.


O sucesso no futebol, dizem, exige uma equação que envolve talento, sorte e um bom olheiro.


- Muitos nem chegaram aonde nós chegamos. Fizemos o que gostamos por um bom tempo - avalia Michel.


- Ouvi da minha mãe quando comecei a jogar: "Quero que tenha alegria e liderança para ter sucesso não importa o que você faça". Só tenho a agradecer ao futebol e ao Vasco por tudo que conquistei - relata.


Lamentam os tempos menos profissionais em que surgiram no esporte. Crias de antes da Lei Pelé, ficaram presos aos clubes formadores ou a contratos ruins. Salários e condições de trabalho também eram muito distantes dos de hoje. Os craques vindos da base de então ganhava, no máximo, R$ 2 mil.


- A gente é do tempo da chuteira preta - conclui Michel.


DO MESMO LADO


Amanhã, vão ver o jogo na TV. Sem previsões, afinal é clássico. Maracanã ficou no passado para Michel e só dentro de campo. Não gosta de ir a estádios, pois se irrita com os comentários das arquibancadas. Nem camisa do Flamengo tem no seu armário. Deu todas elas, inclusive dos outros clubes, a amigos e parentes.

 

Cristiano ainda frequenta estádios, sobretudo por causa do projeto, e em São Januário. Também não tem mais apreço às camisas. Só veste a de trabalho, com uma discreta cruz de malta.


Eles preferem deixar na memórias os momentos em campo. Michel tenta puxar seu Flamengo e Vasco inesquecível. Só se lembra de um título da base em 1997, em São Januário.


- Ele ganhou pouco, por isso não lembra - brinca Cristiano Cerezo, que se recorda de uma virada, com um a menos, também na base, em 1993. - O Flamengo tinha um timaço, Sávio, Fabio Baiano... ganhamos por 3 a 2. Vi que ia conseguir chegar ao profissional naquele jogo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Os amigos, agora, estão do mesmo lado nos campos de pelada. Cristiano ainda joga no master do Vasco (ainda tem um grupo de whatsapp com os campeões da américa de 98) e nos gramados da cidade ao lado de Michel, e de outros parceiros de base.


- Agora, não apanho mais - brinca Michel.


- E ele ganha muito, pois está do meu lado - rebate Cristiano.

 

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.