29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
26/05/2017

Fotografar a natureza: veja o que fazer para a sua fotografia chegar aos olhos de craques do setor

Foto: Sony DSC

Concurso da TNC oferece a profissionais e amadores a oportunidade de mostrar suas imagens a alguns dos fotógrafos de natureza mais conhecidos do mercado

Um time de craques em fotografar a natureza está a postos para uma missão especial: avaliar as fotos enviadas por profissionais e amadores para o concurso global "Qual é a sua natureza?", promovido pela maior organização ambiental do mundo, a The Nature Conservancy (TNC).

 

A premiação tem o propósito de inspirar o maior número possível de pessoas a valorizar a beleza das paisagens naturais e a importância da conservação da vida no planeta, em um mundo marcado pelo consumo instantâneo de imagens.

 

Veja também

Escola do Legislativo abre inscrições de oito cursos para o mês de junho

 

As inscrições estão abertas até 31 de maio pelo site http://www.tnc.org.br/ ou pelas redes sociais Facebook e Instagram (@TNCBrasil).


“Chamar atenção de profissionais experientes e reconhecidos pode ser uma experiência motivadora para quem quer ingressar na carreira ou buscar o reconhecimento internacional. As portas estão abertas para todos que quiserem participar”, explica Erik Lopes, publicitário, fotógrafo e coordenador do concurso da TNC no Brasil.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 


Amantes da fotografia de 115 países já inscreveram suas fotos no concurso. O Brasil é um dos cinco países com maior número de participações, até o momento. As imagens submetidas ao júri serão analisadas por alguns dos fotógrafos de natureza mais reconhecidos pelo mercado editorial.

 

Conheça abaixo a trajetória dos membros dessa equipe:


Jennifer Adler


Quem lê a revista National Geographic já deve ter visto muitas imagens de autoria dessa especialista em fotos subaquáticas. Apaixonada pelo oceano desde criança, Jennifer estudou Biologia Marinha e, quando ganhou o certificado de mergulhos em cavernas, em 2013, passou a se aprofundar no tema dos passeios aquáticos.

 

Foto: Jennifer Adler

Por se preocupar com ecossistemas ameaçados, Jennifer trabalha no projeto de educação ambiental “Walking on Water” que ensina os jovens sobre a importância da água em nosso planeta por meio da fotografia e da escrita criativa.


Karine Aigner


Membro da International League of Conservation Photographers, uma associação de fotógrafos cuja missão é promover a conservação, Karine atuou por nove anos como editora-sênior de fotos da revista National Geographic Kids e defende que a câmera é uma ferramenta poderosa para despertar a consciência ambiental das crianças.

 


Foto: Karine Aigner

 

Nesse espírito, ela coordena projetos que ajudam a colocar alunos de escolas públicas dos Estados Unidos em contato com paisagens naturais preservadas. As excursões fotográficas que ela lidera já contribuíram para revelar a beleza de lugares fundamentais para a biodiversidade do planeta, como a Ilha de Galápagos e a Tanzânia.


Leah Horstman


Embora a fotografia de paisagem seja a paixão da vencedora do Concurso de Fotos da TNC do ano passado, na categoria "Melhor Foto de Natureza do Ano”, ela se considera uma fotógrafa para todas as ocasiões.

 

Filha de um fotógrafo, Leah ganhou uma velha câmera Minolta XRT 101 quando ainda estava na escola e passou a dedicar a maior parte de seus dias a revelar belas imagens de filmes analógicos.

 


Foto: Leah Hostman

 

Apesar de ter estudado Psicologia e Justiça Criminal, foi o seu amor aos cavalos que fez com que iniciasse um interessante trabalho no Professional's Choice Sports Medicine. Leah começou a viajar pelo mundo com suas câmeras e a vivenciar as incríveis experiências que este mundo pode oferecer. Seus trabalhos aparecem em publicações Western Horseman, Valley Vet, NRS e South Texas Tack.


Jason Houston


As imagens registradas por este fotógrafo, que tem mais de 20 anos de carreira e também é membro-sênior da International League of Conservation Photographers, trazem ao público informações relevantes sobre questões sociais e ambientais.

 

Ao mesmo tempo, elas também ilustram ações e soluções que inspiram mudanças positivas. Seus projetos mais recentes incluem um mergulho nos aspectos sociais, culturais e ambientais das pescarias nos Estados Unidos e nas questões que afetam tribos isoladas da Amazônia.

 

Foto: Jason Houston

 

Jason também já mostrou trabalhos de conservação de bacias hidrográficas no Peru e na Colômbia e fez retratros de chefs, artistas e cientistas. Jason ainda é autor de diversos curtas-metragens que participaram de festivais nos Estados Unidos, Austrália e Europa.


Luke Matson


Vencedor do troféu Taylor Wessing Portrait Prize, que reconhece o melhor da fotografia de retratos contemporâneos de todo o mundo, Luke explora distintos universos como tema de seu trabalho.

 

Foto: Luke Matson

 

Seu olhar sobre as pessoas que ele fotografa revelam traços de personalidade, mas também contam histórias. Seu trabalho já foi exposto em galerias da França, Inglaterra, Escócia e Austrália, entre outros países.


Ian McAllister


Co-fundador da organização ambiental Pacific Wild, que se dedica à conservação ambiental na costa oeste do Canadá, Ian é autor de seis livros de registros fotográficos da vida selvagem, incluindo séries impressionantes sobre a vida dos ursos e dos lobos selvagens das florestas canadenses. As fotos e vídeos de Ian ajudam a contar a história e a realçar a beleza dos lugares que sua organização trabalha para preservar.


A banca de jurados do concurso irá analisar a originalidade, a excelência técnica, a composição, o impacto global e o mérito artístico nas fotos enviadas pelos participantes.

 

Foto: Ian McAllister

 

As categorias do concurso são: jovens fotógrafos entre 18 e 25 anos; pessoas e natureza; natureza em cidades; vida selvagem; aventura e mundo subaquático; além da premiação global, que reconhece o melhor entre em todas as outras categorias.

 

O júri fará a seleção das melhores fotos de cada categoria, mas, o público geral também poderá escolher sua imagem preferida, em uma votação virtual. Os prêmios para os autores das melhores fotos incluem câmeras profissionais, vale-compras e divulgação nas redes sociais da TNC.


Sobre The Nature Conservancy (TNC)

 

Sede da The Nature Conservancy ns Virginia


The Nature Conservancy é a maior organização sem fins lucrativos de conservação ambiental do mundo. Está presente em mais de 60 países, adotando diferentes estratégias com a missão de conservar as terras e águas das quais a vida depende.

 

No Brasil, onde atua há mais de 25 anos, a TNC promove iniciativas nos principais biomas, com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social dessas regiões com a conservação dos ecossistemas naturais.

 

 

Fotos: Reprodução 

 

O trabalho da TNC concentra-se em ações ligadas à Agropecuária Sustentável, Segurança Hídrica e Infraestrutura Inteligente, além de Restauração Ecológica e Terras Indígenas.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.