28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
23/03/2017

Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas forma especialistas em diversas áreas da medicina

Foto: Divulgação / FECON

A diplomação acontece no próximo dia 31, às 19h

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), insere, no próximo dia 31, oito médicos especializados em diferentes áreas, no mercado de trabalho local.

 

Com eles, o Programa de Residência Médica da instituição, vinculado à Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas (Cermam), contabiliza 28 especialistas formados através do suporte da instituição.

 

A diplomação acontece no próximo dia 31, às 19h, no Conselho Regional de Medicina (CRM - Avenida Raimundo Parente, 06, Flores, zona centro-oeste), destacou o cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci, diretor-presidente da FCecon.

 

O Programa de Residência Médica foi lançado na FCecon, há 11 anos, com a primeira especialização em Cancerologia Cirúrgica. De lá para cá, foram lançadas mais quatro residências. Neste ano, a FCecon forma o primeiro especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Além deles, serão diplomados dois especialistas em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, dois em Cancerologia Cirúrgica, dois em Cancerologia Clínica e um em Mastologia. Os cursos vão de dois a três anos, dependendo da especialidade.

 

Os novos especialistas são: Eduardo Antônio Barbosa de Andrade, Márcio Costa Fernandes, Adalberto Caoru Haji Júnior, Rebeca Aparecida dos Santos di Tommaso, Paulo Sérgio Saraiva Santiago, Bernardes Leite de Oliveira, Ianaçara Machado da Fonseca e Igor Gioia Fonseca.

 

Processo de formação

 

Vinte e um médicos ainda passam pelo processo de formação na unidade hospitalar, sendo oito deles, inseridos no Programa no início do mês, após processo seletivo. A FCecon oferta anualmente 11 vagas, através de edital, com bolsas financiadas por diversas fontes, entre elas, o Ministério da Saúde. A expectativa agora é para o lançamento da residência em Anestesiologia, prevista para ser lançada no próximo ano.

 

De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da Fundação, Dra. Kátia Luz Torres, o Programa de Residência Médica FCecon é de extrema importância para a área da saúde na região, pois possibilita que médicos recém-formados ou que almejam especializarem-se em alguma área distinta que a sua de atuação, o façam no Amazonas, sem a necessidade de deslocamento.

 

“Antes de ampliarmos a lista de cursos ofertados, observávamos que muitos médicos recorriam a instituições situadas em outros estados brasileiros e até de fora do País, para especializarem-se. Na oncologia, especificamente, ainda temos uma carência de profissionais no mercado. Por isso, apostamos no lançamento de novos cursos, ampliando a área de ensino na nossa unidade, que hoje é considerada referência em cancerologia na Amazônia Ocidental”, explicou.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.