18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
11/06/2017

G7 do Meio Ambiente enfrenta a retirada dos EUA do Acordo de Paris

Foto: Giorgio Benvenuti / AP

Ministros do Meio Ambiente se reúnem neste domingo e na segunda-feira em Bolonha Leia mais: https://oglobo.globo.com/sociedade/g7-do-meio-ambiente-enfrenta-retirada-dos-eua-do-acordo-de-paris-21463698#ixzz4jhlDbVLU stest

Os ministros do Meio Ambiente do G7 se reúnem neste domingo e na segunda-feira em Bolonha, no norte da Itália, em uma reunião marcada pela decisão dos Estados Unidos de deixar o acordo de Paris sobre o combate às mudanças climáticas.

 

A questão do clima quebrou a unidade do G7, pela primeira vez em sua história, no final de maio, durante a cúpula de seus líderes na cidade siciliana de Taormina.

 

Os ministros, reunidos em um hotel localizado nos arredores de Bolonha, vão discutir o Acordo de Paris em encontros bilaterais e mesas redondas, e tentarão descobrir se os Estados Unidos têm "propostas mais concretas" sobre o clima após a sua retirada do pacto, indicou um porta-voz da ministra alemã do Meio Ambiente, Barbara Hendricks.

 

Veja também
 
Antártida está ficando cada vez mais verde – e isso não é nada bom
 

Após a chanceler alemã Angela Merkel se opor à administração do presidente Donald Trump nas últimas semanas, Hendricks tem a intenção de se reunir em Bolonha com Scott Pruitt, o chefe da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, por sua sigla em inglês).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

Pruitt foi um dos defensores mais fervorosos da retirada americana do acordo sobre o clima, considerado "ruim" para os Estados Unidos. E, antes de ocupar a pasta, lutou durante anos em Oklahoma, onde foi procurador-geral do estado, para coibir inúmeras iniciativas ambientais em benefício da indústria do petróleo.

 

INCERTEZA

 

Neste contexto, a postura americana durante a cúpula de Bolonha cria incerteza e deixa em aberto a declaração final tradicional do G7, o grupo de potências econômicas formado por Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Japão.A delegação chefiada por Pruitt poderia se limitar a expressar suas reservas sobre alguns pontos dessa declaração, mas também pode bloquear todo o conteúdo, o que seria inédito na história do G7.Já os outros seis países parecem determinados a defender o Acordo de Paris.

 

- O mundo já está virando as costas para o carbono - declarou o ministro japonês Koichi Yamamoto na abertura da cúpula.

 

- O Acordo de Paris foi muito importante (...) Foi um bom acordo para cada país e para todo o mundo - afirmou, por sua vez, a ministra canadense Catherine McKenna, que se comprometeu a fazer todo o possível para manter os compromissos do seu país na redução das emissões de gases do efeito estufa.

 

O Canadá pretende trabalhar "com todos os atores a nível subnacional" que querem lutar contra as mudanças climáticas, acrescentou, aludindo às cidades e estados de seu vizinho do sul, que criticaram a decisão de Trump sobre o pacto climático.

 

- Os mercados já reconhecem que existe uma oportunidade econômica que vale dezenas de milhões de dólares. No Canadá, como em todos os países, queremos criar bons empregos, apoiar a classe média, fazer crescer nossas economias, e o crescimento limpo é uma oportunidade real - argumentou McKenna aos seus colegas em Bolonha.

 

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.