24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
21/05/2018

Gay afirma que papa lhe disse que Deus o fez assim

Foto: Reuters

Papa Francisco comanda conferência de bispos no Vaticano 21/5/2018 REUTERS/Tony Gentile

Um chileno que foi vítima de abuso sexual do clero disse que o papa Francisco lhe afirmou em uma conversa particular que Deus o fez gay e que o ama assim, segundo o jornal espanhol El País.


O Vaticano não quis comentar a reportagem, que, se confirmada, seria uma demonstração impressionante de tolerância da homossexualidade, que a Igreja condena por ver como um distúrbio imoral se praticada ativamente.

 

Em uma entrevista publicada no domingo, a vítima de abusos, Juan Carlos Cruz, contou ao El País que Francisco lhe disse durante uma reunião ocorrida neste mês: "O fato de você ser gay não importa".

 

Veja também 
 
Veja as possibilidades e consequências da decisão de Trump sobre acordo com Irã
 

Segundo Cruz, o papa também lhe disse: "Deus fez você assim e ama você assim, e não importa para mim. O papa ama você assim, você deve ser feliz do jeito que é".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

Cruz é uma das três vítimas que foram convidadas pelo papa para ir a Roma neste mês na esteira de um escândalo no Chile ligado aos abusos sexuais cometidos por padres e aos esforços da hierarquia da Igreja local para acobertá-los.

 

Depois de participarem de uma reunião sobre o acobertamento na semana passada com Francisco, todos os bispos chilenos propuseram renunciar.

 

Desde sua eleição em 2013, o papa mudou dramaticamente a linguagem que a Igreja usa para a homossexualidade, o que já foi visto como um tabu.

 

"Se uma pessoa é gay e procura Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgar?", disse o religioso em sua primeira viagem ao exterior no mesmo ano.

 

Em 2016 ele disse ter ministrado a pessoas com tendências homossexuais não consumadas, além de homossexuais que não conseguiram se manter castos, como a Igreja lhes orienta.

 

"Quando uma pessoa chega diante de Jesus, Jesus certamente não dirá 'Vá embora, porque você é homossexual'", afirmou.

 

Em 2005 o papa Bento 16, o antecessor de Francisco, escreveu que a homossexualidade é "uma tendência forte que induz a um mal moral intrínseco". 

 

Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.