23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
10/03/2017

Gestores de escolas municipais participam de formação do Programa de Tutoria Educacional

Foto: Lton Santos / Semed

O programa de tutoria busca fortalecer as práticas educativas, promovendo o desenvolvimento profissional do professor

Gestores de 88 unidades de ensino do município participam, até hoje, sexta-feira, 10/3, das reuniões de formação para o Programa de Tutoria Educacional de 2017, envolvendo as escolas contempladas.

 

O encontro está sendo realizado pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), responsável pelo desenvolvimento do programa.

 

veja também

Anitta usa visual bem sensual para badalar em Los Angeles, nos EUA.


O programa de tutoria busca fortalecer as práticas educativas, promovendo o desenvolvimento profissional do professor em estágio probatório e a melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos. Cada escola contará com a presença do formador do programa uma vez na semana.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

A coordenadora geral do Programa da DDPM, Dailla Menezes, disse que a proposta é justamente atender as necessidades de formação da Semed para os professores em estágio probatório, aprovado no último concurso público da Secretaria em 2014, com a qualificação da metodologia, a forma de ensino, a avaliação, a gestão em sala de aula é para melhorar cada vez mais o desempenho dos professores junto nossos alunos em sala de aula.

“A Semed humaniza a formação, traz o formador para dentro da sala de aula, onde é trabalhada, fundamentalmente, a questão do Ideb, a qualidade das avaliações internas e externas”, explicou, ressaltando que o programa acontecerá durante todo o ano letivo.

Para formadora educacional do DDPM, Pollyanna D’Avila, é importante fazer a leitura do ambiente da escola para verificar a situação que o educador vai encontrar em seu ambiente de trabalho. “Nós vamos frisar que essa tutoria para funcionar precisa ter uma parceria do tutor com seu tutorado. Vamos ter essa conversa inicial e depois vamos conversar sobre seu cotidiano em sala de aula para verificar aquilo que o professor já faz de bom para poder desenvolver suas competências”, ressaltou.


Exemplos

 

Foto: Lton Santos / Semed


O auditório da Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo, localizada no Monte das Oliveiras, reuniu os gestores das 16 escolas municipais da DDZ Norte, que possuem professores atendidos pelo programa.

A Escola Municipal Sara Barroso, no bairro Santa Etelvina, conta com uma professora de português, em estágio probatório. Para o gestor Sales de Oliveira, a presença do formador é fundamental para o trabalho dos novos educadores que iniciam a docência. “É um trabalho muitíssimo importante, porque ajuda o professor a se ver e enxergar como está o trabalho dele. É um trabalho que está acontecendo agora, mas está surtindo um grande efeito”, relatou.

Segundo a diretora Ana Portela, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Paulo Herban Jacob, bairro Terra Nova 2, o programa só vem para contribuir para as duas professoras que estão começando o trabalho na escola. “A melhor forma de fazer esse link da secretaria com a escola é levar para minhas professoras uma maneira de criar confiança e acreditar que o objetivo da tutoria é melhorar sua prática em sala de aula e não é uma fiscalização da Semed”, finalizou. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.